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Blitz Legal da Light identifica fraudes de consumo de energia no Engenho de Dentro

A operação, em conjunto com a DDSD, encontrou irregularidades em bazar, padaria, hortifruti, mercearia, bar e cabine de empresa de ônibus   A Light, em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) já identificou 13 fraudes de consumo de energia em um bazar, uma padaria, um hortifruti, uma mercearia, um bar, uma cabine de empresa de ônibus, uma loja de móveis e em seis residências, durante operação Blitz Legal no Engenho de Dentro, próxima à praça Rio Grande do Norte e às Ruas Dr. Leal e Pernambuco. Nesses locais, o consumo de energia elétrica verificado era inferior ao praticado.  

 

A DDSD encaminhou à delegacia o proprietário do bazar, que foi autuado em flagrante. Ele poderá ser liberado com o pagamento de fiança. A DDSD já  realizou registros de ocorrência e os outros responsáveis serão convocados para prestar esclarecimentos, em datas específicas. Aproximadamente 60 técnicos da Light fazem 250 inspeções em clientes residenciais e comerciais da região.

 

A Blitz Legal continua até o fim do dia.   Na Praça Rio Grande do Norte, a Light disponibiliza também a Agência Móvel, que oferece serviços como análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, segunda via de conta e ligação nova, além de atualização cadastral, alteração de data de vencimento da conta e entrega da fatura em endereço especial. Outras atividades importantes da Agência Móvel são as dicas de consumo eficiente de energia, orientações sobre como proceder para regularizar a ligação junto à Light e encaminhamento de denúncias de furto de energia.  

 

 A companhia ressalta que o furto de energia, conhecido como “gato”, é crime com pena de 1 a 4 anos de prisão e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica. 17% da conta de luz é onerada pelo repasse da energia furtada. Outro tipo de ocorrência que pode ser ocasionada com tal prática são incêndios que podem ultrapassar a unidade consumidora que furta e atingir outros comércios e residências próximas.   A Light informa que, para quem quiser denunciar suspeitas de furto de energia ou informar qualquer movimentação estranha próxima à rede elétrica da companhia, disponibiliza canais de atendimento: Disque-Light Emergência, que funciona 24h por dia no número 0800-021-0196, ou ainda pela Agência Virtual (www.light.com.br) ou Redes Sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes).  

 

Outras inspeções   Na segunda-feira, 12 de novembro, a Light realizou aproximadamente 700 inspeções nos bairros de Irajá e Bangu, no Rio de Janeiro, e na cidade de São João de Meriti. Foram identificadas cerca de 200 irregularidades no fornecimento de energia. A Light tomou as medidas cabíveis em relação aos clientes que apresentaram anormalidades na medição de energia.   Já no sábado, dia 10, a Light realizou inspeções de combate a furto de energia em Mesquita, na Baixada Fluminense, e no bairro de Pilares, na Zona Norte do Rio.

 

Nas duas localidades, foram identificadas  mais de 100 ocorrências. Clientes residenciais irregulares foram autuados por meio de Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) e vão pagar multa à concessionária. Nesses locais, a Light normalizou a situação e não houve interrupção no fornecimento de energia.   Especificamente em Mesquita, cerca de 20 equipes de técnicos da Light inspecionaram 193 residências na Av. Coelho da Rocha, constatando irregularidades em 82 delas. Já na Estrada Adhemar Bebiano, dez equipes da Light visitaram 113 residências, encontrando 25 desvios de energia.  

 

Mais informações: Assessoria de Imprensa – Light