Início Plantão Mundo Boa aparência pode ser importante na profissão

Boa aparência pode ser importante na profissão

Pesquisa feita pelas Universidades do Texas e Michigan revelou que pessoas preocupadas com a saúde e com a imagem ganhavam salários cerca de 10% a 15% maiores que as pessoas descuidadas
 
 
A primeira impressão é que fica. Quem já não ouviu ao menos uma vez essa frase no trabalho? No mundo corporativo, ter uma aparência ‘saudável e natural’ pode demonstrar confiança, responsabilidade e capacidade de administrar bem as atividades do dia a dia, sem interferir na saúde.
É o que afirma a vice-presidente executiva da Catho Consultoria em RH, a headhunter Silvana Case. Para ela, a boa aparência é um ponto favorável nos processos seletivos. “Uma boa imagem mostra o quanto uma pessoa se preocupa com si mesma e, provavelmente, com as atividades profissionais. A aparência bem cuidada transmite o que fazemos. Se pudermos caprichar, porque não fazê-lo?”
Pesquisa anual realizada pela Catho Online mostrou que executivos preocupados com a saúde, bem-estar e cuidados pessoais, além de não fumantes, são preferidos pelos empregadores.  
Nos Estados Unidos, a preocupação com a aparência também é levada em consideração. Levantamento feito pelas Universidades de Harvard e Wesleyan revelou que candidatos considerados bonitos e bem cuidados, tiveram melhores propostas salariais pelos entrevistadores.
A boa imagem, atrelada à competência e o tempo de experiência profissional, pode garantir posições de destaque, chances de promoção e oportunidade de recolocação no mercado. No entanto, a headhunter garante que a aparência não é a única determinante nos processos. 
“A imagem que o candidato traz não substitui a competência, pelo contrário, poderá até mesmo atrapalhar se a pessoa se utilizar de sua aparência para conquistar a posição. A aparência compõe o profissional, mas por si só, não é fator decisivo”, afirma Silvana.

Fonte: Burson-Marsteller/Agência de Comunicação Allergan