O banho de mar no feriadão está garantido em boa parte das praias mais freqüentadas do Estado. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, no Rio, entre a Zona Sul e a Oeste, das 21 vistoriadas pelos técnicos, sete estão liberadas para banho – Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Arpoador, Diabo e Vermelha – e sete estão recomendadas com restrições em alguns trechos, como Copacabana, Leme e Ipanema.
Entre as impróprias, estão as praias do Quebra-mar até o Pepe, Joatinga, Pepino e Leblon. Urca, Botafogo e Flamengo também não estão indicadas ao banho de mar.
Para quem vai aproveitar o sol na Região dos Lagos, das 27 praias avaliadas, a única que deve ser evitada pelos banhistas é a Praia das Palmeiras. Já em Niterói, das 14 praias, sete estão próprias e duas – Boa Viagem e Eva – estão recomendadas com restrições.
Todas as sextas-feiras, o Inea, órgão responsável pelo monitoramento microbiológico das praias (contagem de coliformes fecais), libera as informações. As amostras são coletadas três vezes por semana – segundas, quintas e sextas-feiras, pela manhã. No site do Instituto – um banner mostra a Situação das Praias através do mapa do Estado do Rio de Janeiro. Clicando nos círculos próximos aos nomes, surgirão as condições especificadas pelo Inea: recomendada / recomendada com restrições/ não recomendada.
Os técnicos do Inea reiteram, no entanto, que não é recomendado entrar no mar por pelo menos 24 horas após o término do período de chuvas. Nas praias de baía ou que sofrem influência direta de rios, canais e córregos afluentes, esse intervalo deve ser de pelo menos 48 horas.
A classificação da balneabilidade das praias da Barra da Tijuca e Zona Sul tem por base os resultados de coliformes fecais (termotolerantes), referentes ao período de 30/03/09 a 16/04/09. O mesmo método é aplicado a Niterói, através dos resultados de coliformes fecais referentes ao período de 17/03/09 a 14/04/09. Na Região dos Lagos, o resultado está relacionado ao período de 18/03/09 a 15/04/09.
Para ver todas as informações de balneabilidade das praias, acesse o site www.inea.rj.gov.br.
Fonte: Ascom Inea