Início Plantão Rio Boletim do Inea apresenta 13 praias liberadas na Barra e Zona Sul...

Boletim do Inea apresenta 13 praias liberadas na Barra e Zona Sul do Rio

Treze praias da Barra e Zona Sul do Rio estão próprias para o banho nesta fim de semana, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta sexta-feira (22/02). Este é o primeiro boletim que reflete os resultados das coletas diárias nas praias, já que, de acordo com a Resolução Conama 274/2000, a balneabilidade deve ser avaliada conforme as cinco últimas coletas consecutivas.

 

As praias recomendadas são Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha. Não foram liberadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Vidigal, Urca, Botafogo e Flamengo. As praias das ilhas do Governador e de Paquetá não estão próprias.

 

Em Niterói, quatro praias estão recomendadas: Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. Os banhistas devem evitar as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva, Adão e Itaipu.

 

Três praias em Maricá estão próprias: Maricá, Itaipuaçu e Ponta Negra. A praia de Araçatiba não está recomendada.
As praias de Magé não estão próprias para o banho.

 

Em São Pedro da Aldeia, as praias do Sol e Balneário estão próprias. Não foram liberadas as praias Linda, Centro, Pitória, Sudoeste, Ponta D´Aldeia e Aldeia. A praia de Iguaba Grande não está recomendada.

 

Em Casimiro de Abreu, o Praião está liberado e a Prainha está imprópria. Em Unamar (Cabo Frio), a praia de Unamar está própria e a do Pontal não deve ser utilizada pelos banhistas.

 

Em Búzios, nove praias liberadas: Rasa, Tucuns, Manguinhos, Geribá, Azeda, Brava, Forno, Ferradura e Tartaruga. Estão impróprias as praias do Canto, Armação, Ossos e João Fernandes.

 

Quatro praias recomendadas em Macaé: Cavaleiros, Campista, Pecado e Lagomar. Não foram liberadas as praias de Imbetiba, Forte, Barra, Aeroporto, Barreto e Lagoa de Imboassica.

 

O Inea alerta que, em caso de chuva, o banho de mar deve ser evitado por 24 horas. Na praia Vermelha (Rio) e nas praias de Niterói este prazo é de 48 horas. O boletim de balneabilidade das praias pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

 

Governo do Rio