Neste momento a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), está drenando um grande bolsão de água na Avenida Ayrton Senna, na pista em direção à Barra da Tijuca. A água está represada na altura da Vila Pan-Americana, no final da Linha Amarela, causando retenções que já chegam à Praça do Pedágio, em Água Santa.
De acordo com o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório – que está circulando pela cidade para acompanhar as ações da Seconserva e esteve no local -, quatro caminhões especiais, do tipo Vacol, estão fazendo a sucção e o despejo da água na Lagoa de Jacarepaguá. O trabalho, no entanto, está lento porque o nível da lagoa está acima do normal. Para minimizar o congestionamento, a Prefeitura montou um desvio sobre o canteiro central da Ayrton Senna e implantou uma faixa reversível na pista da via em direção a Jacarepaguá.
– Apesar desses esforços, ainda há muitas retenções ao longo da Linha Amarela. Por isso, pedimos aos motoristas que evitem utilizar a via expressa – avisou o secretário, que percorreu outros pontos da Barra ao lado do subprefeito local, Thiago Mohamed, e ainda outros pontos considerados críticos, como o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e a Avenida Niemeyer.
Fonte: Prefeitura do Rio