Início Plantão Brasil Bolsas de pós-graduação serão reajustadas em a partir de julho

Bolsas de pós-graduação serão reajustadas em a partir de julho

 

Os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram o valor do reajuste das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pelas duas agências. Durante o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em São Paulo, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, informou que o aumento será dado em duas parcelas. O primeiro reajuste será de10% a ser pago a partir de julho.

 

Os benefícios estavam congelados desde 2008. Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é R$ 1,3 mil e a de doutorado, R$ 1,8 mil. Segundo Oliva, a segunda parcela do reajuste será paga no início de 2013, com um índice ainda a ser definido. O presidente do CNPq disse que o próximo aumento irá corrigir a inflação do período.

 

Entretanto não explicou se o aumento irá cobrir a inflação acumulada do período em que as bolsas ficaram sem reajuste (2008-2012) ou apenas de 2012 para 2013. A assessoria de comunicação do órgão também não confirmou essa informação.

 

“Há um compromisso assumido pelos nossos ministros [da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministérios aos quais a Capes e o CNPq estão vinculados] de que no início de 2013 vamos completar esse aumento com a inflação corrigida porque vamos incluir isso no Projeto de Lei Orçamentária de 2013”, explicou o presidente do CNPq.

 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) reivindicava uma correção de 40% no valor dos benefícios. Mas para a presidenta da entidade, Elisangela Lizardo, o reajuste é uma boa notícia, ainda que não atenda às expectativas dos estudantes. “Comemoramos a vitória do reajuste e apresentamos, imediatamente, a nossa pauta. Continuaremos reivindicando o aumento necessário no nosso cálculo para melhorar as condições de desenvolvimento da nossa pesquisa”.

 

Em 2011 a Capes distribui 71 mil bolsas de mestrado e doutorado e o CNPq mais 20 mil.

 

Fonte: Agência Brasil