Início Plantão Mundo Bomba explode na sede da União Europeia em Buenos Aires

Bomba explode na sede da União Europeia em Buenos Aires

Buenos Aires

 

 

Uma bomba explodiu na manhã de hoje (1º) em frente à sede da União Europeia, no Bairro Norte, em Buenos Aires, sem causar vítimas. De acordo com policiais argentinos, o prédio da União Europeia também não sofreu danos. O incidente ocorre no momento em que argentinos e europeus divergem sobre a expropriação da petrolífera YPF, que era controlada pela empresa espanhola Repsol.

 

Um dos seguranças do prédio relatou à polícia que a explosão ocorreu pouco depois de dois homens deixarem uma mochila na frente do prtão principal do edifício da sede da União Europeia. Após o atentado, agentes da Brigada de Explosivos da Polícia Federal foram até o local.

 

As autoridades da Argentina e da União Europeia enfrentam-se na questão da expropriação da YPF. Para os europeus, a expropriação é ilegal e o assunto deve ser decidido na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os argentinos contestam. Defendem que expropriação visa a proteger a exploração de petróleo e gás no país, tida como uma questão de soberania nacional. O assunto deve ser votado na Câmara dos Deputados da Argentina na quinta-feira (3). No Senado, a expropriação foi aprovada por larga maioria.

 

Fonte: Ag Brasil