Início Plantão Rio Bonde de Santa Teresa ganha festa

Bonde de Santa Teresa ganha festa

O bonde de Santa, como é carinhosamente chamado pelos usuários, completa hoje 113 anos. Em homenagem à data, o grupo Unidos do Amor ao Bonde, formado por cerca de cem moradores do bairro de Santa Teresa, organizou uma comemoração popular, que começou na última sexta-feira e se estenderá até o domingo, 13 de setembro. Nesta terça (1/09), às 19h, será aberta, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, a exposição Bonde em foco – Uma visão de Santa Teresa, mostra que reúne imagens fotográficas sobre o centenário meio de transporte.

Segundo um dos organizadores da festa, o fotógrafo Paulo Raymundo, o bonde representa a alma do bairro. Por isso, há 14 anos, o grupo não deixa o aniversário passar em branco e faz questão de promover o evento, principalmente entre os moradores.

– A idéia é que seja uma coisa entre vizinhos, mesmo. No dia-a-dia, a gente observa o bonde passar e não se dá conta do que ele representa para o bairro. Na verdade, ele é muito importante em diversos aspectos. É o bonde que dita o ritmo do trânsito, impede que os carros e ônibus corram muito. Ele também favorece a comunicação entre os moradores, na medida em que todos nos encontramos no bonde e sempre um puxa uma conversa com outro. Sem contar o comércio, pois o bonde atrai turistas que vêm ao bairro e são eles que sustentam esses estabelecimentos – contou Paulo, que participa com três trabalhos da mostra que será inaugurada hoje à noite.

As festividades seguem no domingo, dia 6, quando será realizada uma roda de samba e choro com o Grupo Panela di Barro, de 17h às 21h, no Largo do Curvelo. E para fechar a programação, está marcado para o outro domingo, dia 13, o Bonde em Concerto, com o pianista Tiago de Martins Aquino, e recital de poesia com Cristina da Costa Pereira e Alcina Martins, às 16h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.
 

 

Fonte: Governo do Estado do Rio