Início Plantão Rio BOPE desobstrui estradas na Região Serrana

BOPE desobstrui estradas na Região Serrana

O Centro de Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que está sediado na Ceasa de Conquista, em Nova Friburgo, já desobstruiu mais de 18 vias. Cerca de 150 localidades já foram atendidas e 653 pessoas resgatadas com vida. Além disso, foram realizados mais de 300 atendimentos médicos nos locais de deslizamento.
 
Por determinação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP), na Ceasa de Conquista funciona um centro de recebimento e distribuição de alimentos, roupas e gêneros de primeira necessidade. Foram instalados um Posto de Saúde e um Posto Médico da PM para atender a comunidade do entorno. A unidade da PM ganhou um espaço extra, facilitando o armazenamento dos remédios e oferecendo local mais adequado para aplicação de injeções.
 
Na Ceasa de Nova Friburgo estão hospedas aproximadamente 150 pessoas, destas cerca de 35 são voluntárias que se juntam a quem chega diariamente para ajudar.
A Ceasa está unindo forças com quem está disposto a colaborar. Uma ONG que já atuou em mais de dez terremotos no mundo está no mercado com quatro cães que fazem ação de busca junto ao BOPE.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, as equipes hospedadas na Ceasa fazem suas refeições lá mesmo.
– Determinei à Ceasa a instalação de uma cozinha industrial. Ela fornece quatro refeições por dia, inclui café da manhã, almoço, janta e ceia, para 350 pessoas. O Governo do Estado está trabalhando unido para assistir às vítimas e também a todos que venham para colaborar – disse Peixoto.
 
Na Ceasa estão sediados o Centro de Comando da Polícia Militar (PM), o Centro de Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), membros do Regimento de Cavalaria da PM, do Grupamento Aero Marítimo (GAM), do Grupamento de Resgate e Salvamento (GSAR), do Grupamento da Associação dos Veteranos da Brigada de Infantaria Paraquedista (AVBIP) e Escaladores Resgatistas da Petrobras.
 
Dentre os equipamentos disponíveis estão retroescavadeiras, uma pá mecânica, um caminhão Munck 17 T, um autosocorro, duas ambulâncias, helicópteros da Marinha e do GAM, cavalos da Cavalaria da PM.
 
A Ceasa de Conquista tem localização estratégica, pois fica na RJ 130, na altura do KM 47,5, entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.

Fonte: Governo do Rio