Início Plantão Barra Bosque da Barra pede participação da comunidade

Bosque da Barra pede participação da comunidade

O que era para ser uma reunião para apresentar os planos da gestão do Bosque da Barra para o ano de 2009-2010, acabou como sendo um pedido para a participação maior da comunidade e por busca de patrocinadores para conservação da área verde, sinalização e vigilância.

Segundo a gestora Eliane Zanine, o primeiro desafio é o trabalho de educação ambiental e entre as propostas até 2010 estão : diagnóstico de drenagem (estudar pontos de alagamento e possibilidade de drenagem sem afetar a fauna local), sinalização do bosque com placas, implantação do Centro de Educação Ambiental (CEA), implantação do borboletário, fortalecer o conselho gestor, aumentar a segurança e propor adoção de área verde: “O parque é muito grande. Temos só dois guardas municipais a noite e dois pela manhã. Além disto, precisamos da participação da comunidade, muita cooperação e participação. Meio ambiente é de gente e não de ente” ressaltou ela.

No município do Rio são 45 unidades de conservação, sendo 15 parques naturais. A gestão participativa é um modo de conservar o patrimônio e o bem público. Nos planos da gestão do bosque, estão buscar contratos tanto na área de conservação do verde , como de vigilância. Para eles, a gestão participativa resolve muitos problemas.
Ainda segundo dados, como o emissário submarino passou no limite do Parque, agora a Cedae irá dar uma contrapartida de 150 mil reais, que será utilizado para investir no centro de visitantes.
O representante da subprefeitura da Barra da Tijuca trouxe uma boa novidade na reunião: será aumentado o efetivo no Bosque.

Fonte: AIB