Início Plantão Brasil Boulevard Olímpico garante festa gratuita durante os Jogos Rio 2016

Boulevard Olímpico garante festa gratuita durante os Jogos Rio 2016

Rio-Olimpíadas-2016

 

No dia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, dia 5 de agosto,  a Prefeitura do Rio abre ao público o Boulevard Olímpico, o maior Live Site da história das olimpíadas. Com entrada gratuita, o projeto Boulevard Olímpico vai transmitir ao vivo as principais competições esportivas e promover eventos diversos a todos os cariocas e turistas. Serão  três lives sitesmontados nas zonas Norte, Oeste e Centro. O maior deles, com quase três quilômetros de extensão, ficará na área do Porto Maravilha; outro ficará no Parque Madureira; e o terceiro, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. A proposta é integrar a cidade com os jogos, para que todos, tendo ou não ingressos, possam curtir o clima olímpico.

 

 

Na Zona Portuária, o evento acontecerá no trecho da orla entre a Gamboa e a Praça XV. No local, o público poderá assistir às principais provas olímpicas em telões de alta definição, localizados em palcos que terão uma programação diária de shows, além de conferir uma série de apresentações de artistas de rua e outras intervenções culturais.

 

 

 

A área terá também atrações como o Balão Panorâmico Skol, que vai subir a 150 metros de altura para encantar ainda mais os visitantes com um ângulo diferente da cidade; um bungee jump da Nissan para quem se atreve a desafiar a altura; uma maquete do Rio de Janeiro feita de blocos de montar, uma pop up store Nike, o showroom Samsung Galaxy Studio, a Parada Coca-Cola com shows e atrações, o Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros, entre outros. 

 

 

 

O palco principal, batizado de “Encontros”, ficará localizado na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. A construção terá um telão para a transmissão das competições e uma programação de 30 shows ao logo do período dos Jogos Olímpicos. A agenda prevê duas apresentações por dia e vai proporcionar aos visitantes encontros de nomes como Johnny Hooker convidando Elza Soares, Suricato convidando Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso com Nação Zumbi, entre outros. O palco vai abrigar também a final do Passinho de Ouro, duelo do passinho, que terá suas eliminatórias realizadas no Boulevard Olímpico do Parque Madureira. Todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício localizada atrás do Museu do Amanhã.

 

 

 

Na altura da Praça XV ficará o “Palco Tendências”, que terá também um telão para transmissão oficial dos jogos e shows diários, e será o ponto do “Encontro de Carnavais”, projeto que vai reunir o melhor do Carnaval do Rio de Janeiro: a tradição das escolas de samba e a diversidade dos blocos, uma reunião de bambas de todos os tipos pela primeira vez num mesmo “palco”, em pares da mais intensa – e carioca – alegria. Com direção musical de Pretinho da Serrinha e consultoria artística do jornalista Aydano Andre Motta, será um programa imperdível para turistas e moradores. O calendário inclui os encontros de Mangueira e Monobloco, São Clemente e Suvaco de Cristo, Portela e Cordão do Bola Preta, Beija Flor e Simpatia é Quase Amor, entre outros.

 

 

Na Rua Barão de Teffé, próximo ao acesso pela Gamboa, ficará o “Palco Amanhã”, onde o público poderá conferir a apresentação de novos nomes da música, como Banda Strobo, Mãeana, Barbara Ohana e Matheus VK.

 

 

Nas tardes de domingo, acontecerão algumas das festas mais tradicionais da cidade: Festa Selvagem, Festa Noturna – comandada pelo DJ Rodrigo Penna -, e o Baile do Viaduto de Madureira misturando tribos e estilos musicais.

 

 

Neste trecho, ficará exposto ao público o maior grafite do mundo. O painel, de 3 mil metros quadrados, é assinado pelo muralista Eduardo Kobra, que tem trabalhos espalhados por mais de 20 países. A arte, que estará concluída para a inauguração do Boulevard Olímpico, se chama “Etnias” e foi inspirada nos aros olímpicos que representam os cinco continentes.

 

 

Ainda na Orla Conde, haverá uma intervenção colaborativa do artista francês JR, intitulada Inside Out: o público é convidado a participar através de fotos instantâneas impressas em formato de lambe-lambe que serão coladas no chão formando um grande mosaico durante todo o evento.

 

 

A Pira Olímpica, a maior atração do Live Site, ficará pela primeira vez instalada fora de um estádio olímpico. Localizada em frente à Igreja da Candelária, proporcionará ao público a chance de estar perto e fotografar este ícone dos jogos. 

 

– Esta será uma oportunidade única de democratizar o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez vai estar ao alcance de toda a população. A Pira vai ser a grande estrela do Boulevard Olímpico e vai deixar o evento ainda mais conectado com os Jogos –  disse o secretário especial de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 

 

Ao longo de todo o perímetro do Boulevard serão realizadas diariamente performances de artistas de rua, entre malabaristas, atores, mímicos, dançarinos e músicos, num total de 238 performances. Entre elas, destacam-se VJ Suave – um artista que utiliza um triciclo equipado com um projetor que vai dar vida ao espaço urbano e realizar projeções para o público – e o “Mini Trio Soul do Rio”, comandado pelo “consultor de carioquice” Willian Vorhees, que vai “passear” diariamente pelo Boulevard levando música e alegria para o público.

 

 

Outra intervenção que promete atrair a atenção dos visitantes é a projeção no Edifício “A Noite”. Idealizada pelo artista Paulinho Sacramento, criador do Festival de Vídeo Mapping do Rio de Janeiro, pretende impactar o visitante da Praça Mauá criando imagens que ludicamente misturem a cidade com os Jogos Olímpicos, usando artifícios 3D para criar ilusões de ótica. – O Boulevard Olímpico vai representar o espírito dos Jogos, levando ao público experiências multiculturais. Vai ser uma grande confraternização onde cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros poderão vivenciar as Olimpíadas – afirmou o diretor Geral da Gael Comunicação, Gaetano Lops; a empresa é a responsável pela produção dos Lives Sites do Porto e de Madureira.

 

 

No Boulevard Olímpico do Parque Madureira, também haverá a transmissão dos eventos esportivos por meio de um telão, instalado em cima do palco. Entre as atrações programadas para o espaço estão a realização das etapas eliminatórias do Passinho de Ouro e apresentações de Gabrielzinho do Irajá, Jayme Neto e o Baile do Sany Pitbull.

 

 

Aproveitando as férias escolares, será realizado, com a supervisão de professores e monitores, um torneio com esportes como: badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa. Haverá uma abertura oficial, com entrega de medalhas de participação, com o objetivo de movimentar o Parque e a comunidade ao longo dos 18 dias com as competições, além de uma premiação para primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade.

 

– Nossa intenção é transformar o Parque Madureira em uma grande colônia de férias olímpica para as crianças e jovens da região – comentou Antonio Pedro.

 

 

O local também terá a exposição olímpica “Se Prepara Brasil”, promovida pela Bradesco Seguros, que conta a história dos jogos por meio de peças de acervos do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Internacional e de acervo pessoal de atletas de várias gerações, além de infláveis gigantes dos mascotes olímpicos Tom e Vinícius. O espaço Samsung Galaxy Studio, com experiências e produtos da marca, também estará instalado lá.

 

 

O Boulevard Olímpico do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, terá dois telões com transmissão simultânea dos jogos e aproveitará as estruturas e instalações locais (composta por ginásio, piscina e nove quadras) para oferecer oficinas de 21 modalidades esportivas para crianças e jovens, sempre sob a supervisão de um professor. Entre as opções: badminton, ginástica rítmica, tênis de mesa, polo aquático, natação, vôlei, futebol e karatê. Também estão previstos uma área de alimentação com bares e food trucks e shows musicais, sempre a partir das 19h.

 

 

 

BOULEVARD OLÍMPICO DO PORTO

Horários de funcionamento

Porto Maravilha (Jogos Olímpicos): de 9h à 0h

Parque Madureira (Jogos Olímpicos): das 9h às 22h

 

No Porto Maravilha haverá 50 Food Trucks e 16 bares espalhados ao longo dos 3km de evento.

 

 

Programação de shows Porto Maravilha

Palco Encontros 

Dois shows por dia, entre 13h/15h e 20h/23h

 

 

Line up

05/ago (sexta) CERIMÔNIA DE ABERTURA

06/ago (sábado) 13H/15H – MOMBOJÓ               

20H/23H – PRETA GIL e convidado

 07/ago (domingo) 13H/15H – ANA CAÑAS          

20H/22H – LUIZ MELODIA convida DIOGO NOGUEIRA

 08/ago (segunda) 13H/15H – LAFAYETTE E OS TREMENDÕES     

20H/22H – DUDU NOBRE convida FERRUGEM

 

09/ago (terça) 13H/15H – JALOO             

20H/22H – JOHNNY HOOKER convida ELZA SOARES

 

10/ago (quarta) 13H/15H – THIAGO PETHIT        

20H/22H – SURICATO convida ERASMO CARLOS

 

11/ago (quinta) 13H/15H – SINARA        

20H/22H – ALICE CAYMMI convida MARCELO JENECI

 

12/ago (sexta) 13H/15H – LIA SOPHIA   

20H/23H – FERNANDA ABREU convida MART’NÁLIA

 

13/ago (sábado) 13H/15H – SILVA           

20H/23H – PROJOTA convida RICO DALASAM E MARECHAL

 

14/ago (domingo) 13H/15H – AYMORECO           

20H/22H – PRETINHO DA SERRINHA convida MARIA RITA, ZÉLIA DUNCAN e TIA SURICA

 

15/ago (segunda) 13H/15H – MAHMUNDI          

20H/22H – CIDADE NEGRA convida JORGE ARAGAO

 

16/ago (terça) 13H/15H – MARCIA CASTRO        

20H/22H – ELBA RAMALHO convida DAVI e MORAES MOREIRA

 

17/ago (quarta) 13H/15H – NINA BECKER

20H/22H – SERJÃO LOROZA convida MARCOS VALLE

 

18/ago (quinta) 13H/15H – TOKYO DAY 

20H/22H – DONA ONETE convida FELIPE CORDEIRO e FAFÁ DE BELÉM

 

19/ago (sexta) 13H/15H – FELIPE CORDEIRO      

20H/23H – PARALAMAS DO SUCESSO convida NAÇÃO ZUMBI

 

20/ago (sábado) 13H/15H – DREAM TEAM DO PASSINHO

e a final do PASSINHO DE OURO

20H/23H – ESTER RADA (Israel) 

 

21/ago (domingo) 13H/15H – JAMZ        

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

 

 

Palco Tendências

 

Um show por dia entre 16h/18h // aos domingos entre 15h/17h

 

Line up

 

05/ago (sexta) – CERIMÔNIA DE ABERTURA

06/ago (sábado) – CHARLES THEONE – PRA SAMBAR MARACATU

07/ago (domingo) – RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL

08/ago (segunda) – AFRO JAZZ

09/ago (terça) – JANAÍNA MORENO

10/ago (quarta) – NOGA EREZ (Israel)

11/ago (quinta) – ALLEN JERÔNIMO E A RAVE DE RAIZ

12/ago (sexta) – NYL MC

13/ago (sábado) – VIEMOS DO EGYTO (BLOCO)

14/ago (domingo) – SEXTETO SUCUPIRA

15/ago (segunda)  – CASSIANO E TRIO BEIJA-FLOR

16/ago (terça) – RITA LIMA

17/ago (quarta) – DUB ATAQUE LIVE MIX

18/ago (quinta) – TOKIO DAY

19/ago (sexta) – AFRO RIO (FESTA)

20/ago (sábado) – BAILE BLACK BOM

21/ago (domingo) – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

 

 

Palco Amanhã

 

Um show por dia, por volta das 17h

 

Line up

 

06/ago (sábado) – LARISSA LUZ

08/ago (segunda) – CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA

09/ago (terça) – CARNE DOCE

10/ago (quarta) – BRUNO CAPINAN

11/ago (quinta) – BARBARA OHANA

12/ago (sexta) – DO AMOR

13/ago (sábado) – STROBO

15/ago (segunda) – MATHEUS VK

16/ago (terça) – FIGUEROAS

17/ago (quarta) – SYLVIO FRAGA

18/ago (quinta) – MÃEANA

19/ago (sexta) – STEPHANE SAN JUAN

20/ago (sábado) – DESUMANOS

 

 

Horários de funcionamento das ativações do Porto Maravilha

 

Parada Coca-Cola

Horário de funcionamento: das 11h às 18h

 

Samsung Galaxy Studio

Horário de funcionamento: das 12h às 21h

 

Nissan #QuemSeAtreve (Bungeee Jump)

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

 

A cada uma hora, seis pessoas poderão se inscrever para saltar, ter registro desse momento único e compartilhar em sua rede com a hashtag #QuemSeAtreve. Técnicos especializados em esportes radicais farão o preparo com os equipamentos de segurança. Só poderão saltar participantes que tenham assinado: termo de liberação do uso de imagem e autorização para o salto. Em caso de grandes rajadas de vento ou situações climáticas semelhantes, o Bungee Jump não funcionará.

 

Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros

Horário de funcionamento: das 12h às 21h

 

Balão Panorâmico Skol

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

Período de funcionamento: de 05/08 a 18/09

 

Inscrições para voar no Balão Panorâmico Skol devem ser feitas a partir de 01/08, no site dovisit.rio. Os cadastros são feitos por CPF, com limite de quatro ingressos por CPF por dia de agendamento e não por lote. Altura máxima de voo é de 150m. Crianças a partir de 12 anos devem ser acompanhadas de um adulto. O voo do balão depende das condições climatológicas. O voo não é recomendado para pessoas propensas a náuseas, vertigens, problemas cardíacos ou qualquer outro estado de saúde que possa se agravar com esta aventura. Gestantes não podem participar desta aventura. Por questões de segurança o voo pode ser cancelado a qualquer momento devido a condições climatológicas adversas e decisão exclusiva do piloto.

 

Loja Nike

Horário de funcionamento: 12h às 21h

 

 

BOULEVARD OLÍMPICO DO PARQUE DE MADUREIRA

 

 

Programação de shows Parque Madureira

 

 

Palco Madureira

 

Um show por dia – Entre 18h/20h

 

Line up

 

05/ago (sexta) – CERIMÔNIA DE ABERTURA      

06/ago (sábado) – PASSINHO DE OURO – eliminatória

07/ago (domingo) – VELHA GUARDA SHOW DA BATERIA DA MANGUEIRA

08/ago (segunda) – NOGA EREZ (Israel)

09/ago (terça) – MOMBAÇA E BANDA PRETA

10/ago (quarta) -TERREIRO BRASIL DE TODOS OS GOSTOS

11/ago (quinta) – BANDA FORTALECEU

12/ago (sexta) – DESCOLADOS

13/ago (sábado) – PASSINHO DE OURO – eliminatória

14/ago (domingo) – VELHA GUARDA SHOW DA BATERIA DA MOCIDADE

15/ago (segunda) – JAYME NETO

16/ago (terça) – ATRAÇÃO A CONFIRMAR

17/ago (quarta) – BAILE DO SANY PITBULL

18/ago (quinta) – AFROFUNK RIO

19/ago (sexta) – ESTER RADA (Israel)

20/ago (sábado) – GABRIELZINHO DO IRAJÁ

21/ago (domingo) – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO  

 

 

Horários de funcionamento das ativações de Parque Madureira

 

 

Samsung Galaxy Studio

Horário de funcionamento: das 12h às 21h

 

Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”

Horário de funcionamento: das 12h às 21h

 

 

 

BOULEVARD OLÍMPICO MIÉCIMO DA SILVA

 

Horários de funcionamento:

O espaço funcionará entre os dias 04 e 21 de agosto, das 10h às 22h.

Excepcionalmente no dia 04 os portões serão abertos às 16h.

 

Endereço: Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

 

Programação de Shows Miécimo da Silva

 

Line up

 

04/ago (quinta) – SORRISO MAROTO

05/ago (sexta) – FERRUGEM E NOVINHO DA PRAÇA

06/ago (sábado) – BOM GOSTO / NALDO BENNY

07/ago (domingo) – LUDMILLA

13/ago (sábado) – NEGO DO BOREL / REVELAÇÃO

14/ago (domingo) – TÁ NA MENTE / DUDUZINHO

15/ago (segunda) – IMAGINASAMBA

16/ago (terça) – DIOGO NOGUEIRA

17/ago (quarta) – ANITTA

18/ago (quinta) – FELIPE RET / CHININHA E PRÍNCIPE

19/ago (sexta) – MUMUZINHO

20/ago (sábado) – XANDE DE PILARES / CLAREOU

21/ago (domingo) – BIEL / DILSINHO

 

*não haverá programação musical nos dias 08, 09, 10, 15 e 16/08, mas o Boulevard Olímpico funcionará normalmente, com as demais atrações.