Início Plantão Mundo Brasil ajudará na criação de tv pública Paraguai

Brasil ajudará na criação de tv pública Paraguai

Além de tratar das reivindicações paraguaias quanto à revisão do Tratado de Itaipu, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo assinarão, em Brasília, o Memorando de Entendimento para cooperação na criação de uma televisão pública educativa no Paraguai. O Brasil tem a experiência da TV Brasil, gerida pela EBC-Empresa Brasil de Comunicação.

Lugo ainda pretende conversar com Lula sobre obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, ligando a cidade paraguaia de Carmelo Peralta à Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, como parte do projeto de interligação dos oceanos Atlàntico e Pacífico.
A integração sul-americana via Porto Murtinho encurtará em cerca de 8 mil km a distância entre a América do Sul e a Ásia, por meio dos portos chilenos de Iquique e Antofagasta. Lula e Lugo devem criar uma comissão mista bilateral para impulsionar o projeto de integração.

Em coletiva de imprensa , em Assunción, Lugo informou que também pretende discutir com Lula a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, em fase de licitação, sobre os estudos para interconexão ferroviária entre Cascavel, Ciudad del Este e Maria Auxiliadora e dos estudos sobre a continuidade dos estudos para as hidrovias Paraguai-Paraná e Paraná-Tietê.

Antes da reunião com o presidente Lula, Fernando Lugo visitará a Cãmara dos Deputados, o senado e o Supremo tribunal federal. Na sexta-feira, com Lula, particpará da viagem inaugural do "Trem do Pantanal", no Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Agência Brasil