Início Plantão Brasil Brasil e ONU levam Programa de Aquisição de Alimentos para África

Brasil e ONU levam Programa de Aquisição de Alimentos para África

 O governo brasileiro, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), inicia na próxima semana as primeiras atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) na África. De segunda-feira (2) até sexta-feira (6), o Brasil e a ONU promovem, em Brasília e Alagoas, o seminário internacional Programa PAA-África – Compras de africanos para a África, que reunirá representantes de cinco países daquele continente.

 

 

A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFome) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID).

 

O seminário sobre o PAA-África começa às 9h de segunda-feira, na Sala Santiago Dantas, do Palácio do Itamaraty, em Brasília. O MDS será representado pela secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, na abertura do evento.
Até quarta-feira (4), serão promovidas mesas de debates e trabalhos em grupo.

 

De quarta até sexta-feira, as delegações africanas conhecerão a experiência de compras governamentais de alimentos no município de Arapiraca, em Alagoas.

 

Projeto base – Inicialmente, o Programa PAA-África será desenvolvido no Níger, em Maluí, Moçambique, no Senegal e na Etiópia. A proposta é que cada um desses cinco países desenvolva um projeto com base na experiência brasileira do PAA. Para isso, a Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) contratou cinco consultores brasileiros que farão o diagnóstico da situação de cada país e auxiliarão no desenho de um projeto-piloto de compras governamentais de alimentos.

 

O período de permanência dos consultores em cada nação varia entre três e sete meses. O investimento total do programa é de US$ 2 milhões.

 

Além disso, o PAA-África tem em sua estrutura a troca constante de informações e experiências. A ideia é que os participantes conheçam o potencial das compras locais de alimentos como ferramenta de recuperação do sistema alimentar em situações de emergência.

 

Fonte: Agência Brasil