Início Plantão Brasil Brasil e Paraguai unidos

Brasil e Paraguai unidos

Nesta sexta (26), o Brasil firma o primeiro acordo bilateral para a área de Cultura com atuação conjunta de uma empresa pública, a Itaipu Binacional – maior geradora de energia limpa e renovável do mundo – no âmbito do Mercosul. O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, o ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Tício Escobar, e os diretores da Itaipu Binacional, o brasileiro Jorge Miguel Samek e o paraguaio Gustavo Codas Friedmann assinam o documento, na sexta-feira (26), 9h, no edifício de produção de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná.   

O objetivo é unir esforços para a valorização, a promoção e o fortalecimento da Cultura em ambos países, além de potencializar os resultados dos programas já existentes e incorporar novas ações que aumentem qualitativamente a oferta de bens e serviços culturais, a valorização da diversidade cultural e do patrimônio cultural material e imaterial, a preservação da memória e a promoção da cidadania e do desenvolvimento humano sustentável.  

Segundo o ministro Juca Ferreira, o governo brasileiro percebe cada vez mais que não basta estabelecer relações comerciais e geopolíticas no âmbito do Mercosul para fortalecer o bloco. “É preciso haver também aproximação e intercâmbio cultural, para reduzirmos diferenças regionais existentes e nos tornarmos um grande território cultural”, afirma. 

Já está definido que os planos de trabalho serão elaborados em quatro eixos temáticos: Cultura e Cidadania; Cultura e Economia; Cultura, Cidades e Território e Cultura e Diversidade. As regiões beneficiadas serão as de influência do reservatório de Itaipu Binacional, que abrange todo o Paraguai e uma ampla área do território brasileiro, com cerca de 30 municípios.  

Os ministros da Cultura do Brasil e do Paraguai e suas equipes técnicas já se encontraram em diversas ocasiões e há clara sintonia entre os respectivos projetos e o direcionamento da política cultural como um todo.

 

Fonte: Cultura