Início Plantão Brasil Brasil ganha destaque no uso de celular como ferramenta de compra

Brasil ganha destaque no uso de celular como ferramenta de compra

A pesquisa “Our Mobile Planet”, realizada pelo Google, em parceria com o instituto Ipsos em 40 países, constatou que o usuário brasileiro é um dos mais ativos do mundo em serviços como buscas, visualização de vídeos e compras por meio de smartphones. Foi a primeira vez em que o Brasil foi incluído no estudo, que ouviu mil usuários do aparelho no país.

 

 

A penetração de smartphones no Brasil, de 14%, ainda é menor do que em países como Argentina e México. Porém, a base de usuários desses aparelhos (cerca de 27 milhões) já é maior que a da Alemanha. “O brasileiro está se tornando cada vez mais dependente do smartphone. Após a aquisição do primeiro modelo deste tipo, o usuário começa a aproveitar as facilidades oferecidas pelo aparelho, como comprar. Esse processo é irreversível”, afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, portal que reúne cupons de desconto dos principais varejistas do Brasil.

 

 

No Busca Descontos, a proporção de acessos realizados via smartphone triplicou na comparação dos quatro primeiros meses de 2011 com os de 2012. De acordo com Pedro, outro dado interessante é que o número de acessos vem aumentando especificamente em aparelhos a Apple, como o Iphone.

 

 

A pesquisa do Google mostra ainda que, para algumas funções, os brasileiros usam mais o aparelho do que europeus e americanos. De acordo com os números apresentados, 31% dos usuários de smartphones já fizeram alguma compra por meio do aparelho. O índice é maior que o verificado entre franceses e alemães, onde a penetração ao menos o dobro da registrada no Brasil.

 

Pelo menos 80% afirmaram que fazem pesquisa de produtos e de serviços no celular. Já 66% costumam realizar as buscas dentro de uma loja física. 73% dos entrevistados brasileiros disseram que não saem de casa sem o aparelho. A utilização ocorre principalmente em casa e no trabalho, mas também em restaurantes (69%), no trânsito (64%) e no transporte público (60%).

 

 

Principais atividades feitas pelos usuários de smartphone no Brasil:
75% assistem a vídeos
88% acessam redes sociais
31% Já realizaram compra de produto ou serviço
50% realizam buscas todos os dias

 
Fonte: MISASI COMUNICAÇÃO