Início Plantão Mundo Brasil inicia torneio no tênis de mesa

Brasil inicia torneio no tênis de mesa

A viagem do time brasileiro de Tênis de Mesa para Medellín, na Colômbia, para a disputa dos Jogos Sul-Americanos foi cansativa, mas, com clima de tranquilidade. Hugo Hoyama, Lígia Silva, Karin Sako, Eric Mancini, Jéssica Yamada, Humberto Manhani Junior e Caroline Kumahara, além do técnico Lincon Yasuda e da chefe de delegação Danielle Schroeder, desembarcaram às 21 horas no aeroporto da cidade. As exceções foram o atleta Gustavo Tsuboi e o técnico Jean-René Mounie, que chegarão no sábado, dia 20.
 
Ainda no sábado, a equipe realizará um treino pela manhã no local das partidas. No domingo, a competição começa com a primeira fase do torneio por equipes, a partir das dez da manhã. Os jogos acontecerão no Coliseo Rodrigo Perez Castro.
 
Campeão geral e ouro por equipes masculino e feminino e nas duplas mistas e masculinas no XX Campeonato Latino-Americano, realizado no começo do mês de março em Cancun, no México, o time brasileiro entra com força na competição.  Mais experiente da equipe, Hugo Hoyama está bastante confiante na participação do Brasil nos Jogos, mesmo sem a presença dos atletas Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto. “Acredito muito que o Eric e o Humberto darão conta do recado também. Será uma boa experiência para eles, pois essa é uma competição muito gostosa de disputar. Já que, envolve todos os esportes, e a integração com outros atletas de outras modalidades é muito importante”, analisa Hugo.
 
Segundo Hugo, os principais adversários da equipe masculina serão a Argentina e o Chile. Mas, Hugo atenta também para a altitude da cidade, “Mesmo não sendo muito, 1500 metros, atrapalha um pouco a trajetória da bola. Falo por experiência própria, pois joguei aqui em 2006 e tive muitas dificuldades”.
 
Já para o técnico da seleção feminina, Lincon Yasuda, o Brasil deverá tomar cuidado com as adversárias chilenas, venezuelanas e colombianas. As meninas que disputarão o torneio em Medellín são as mesmas que saíram vitoriosas em Cancun. “O nosso foco é vencer aqui também. Isso não significa que vamos ganhar com certeza, e sim, que estamos apenas pensando alto para manter a equipe no máximo de sua concentração”, disse Lincon.
 
Caroline Kumahara, de apenas 14 anos, também faz parte do time brasileiro. Assim como em outras modalidades, o Tênis de Mesa mantém a tradição de levar atletas jovens para o Sul-Americano. O objetivo para esse torneio é que essas promessas ganhem experiência para os Jogos Olímpicos de 2016. “Será a primeira experiência internacional da Caroline. Vamos ver como ela vai reagir contra diferentes estilos e outra mentalidade de jogo”, comenta Lincon.
 
A participação do Tênis de Mesa brasileiro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín começa no domingo, 21 de março, e termina no dia 26 de março, próxima sexta-feira.

Fonte: Media Guide