Já chegaram ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que permitirão o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento.
O material será encaminhado aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e Adolfo Lutz, em São Paulo. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, em breve mais kits serão recebidos e enviados ao laboratório Evandro Chagas, em Belém.
O último boletim divulgado pelo Ministério informa que 26 casos suspeitos da gripe estão sendo investigados no país e 15 estão em monitoramento. Ao todo, 99 casos que foram investigados já foram descartados. Um novo boletim do ministério deve ser divulgado no início da tarde.
O Ministério da Saúde considera como suspeitos os casos em que o paciente voltou de viagem das áreas atingidas pela doença nos últimos dez dias, ou teve contato com pessoas dessas áreas, e sentiu os sintomas – febre acima de 38 graus Celsius, tosse, dores no corpo e na cabeça e dificuldade respiratória. Já os casos em monitoramento são aqueles em que o paciente voltou de qualquer viagem internacional nos últimos dez dias e teve febre e mais alguns dos sintomas.
Na última segunda-feira, o governo anunciou a edição de uma medida provisória para a liberação de R$ 141 milhões para as ações de combate à gripe suína, como campanhas publicitárias, e implantação de salas de emergência nos aeroportos. Mas o Ministério da Saúde ainda não informou quando a Medida Provisória será editada e nem quando o dinheiro será liberado.
Fonte: Ministério da Saúde