Início Plantão Brasil Brasil tem energia limpa

Brasil tem energia limpa

Ao destacar o acerto da estratégia de produção de energia no Brasil frente às preocupações com as mudanças no clima, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo. Ele disse que a maior parte da energia elétrica produzida no país (90%) provém de usinas hidrelétricas, diferente de países como Estados Unidos e China, cuja matriz é predominantemente térmica. A observação foi feita durante audiência pública conjunta realizada nesta quinta-feira (10) pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Respondendo à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), Edison Lobão disse ainda que o Brasil contribui com cerca de 1% das emissões de gases poluentes na atmosfera, a maioria proveniente de desmatamento. O ministro ressaltou que são poucos os países que obtêm crescimento econômico com taxas de preservação ambiental similares às do Brasil.

O senador Osvaldo Sobrinho (PT-MT) destacou a importância das reservas petrolíferas do pré-sal como oportunidade para melhor distribuir a renda do país. O senador defendeu ampla discussão do assunto no Parlamento e na sociedade.

O ministro Lobão considerou o sistema de partilha sugerido pelo marco regulatório para a exploração do pré-sal o mais adequado ao atual contexto do país. Ele enfatizou, em resposta ao senador Augusto Botelho (PT-RR), que, pela concessão, as riquezas são exploradas em troca do pagamento de "uma ninharia".

Na avaliação do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o país deve começar também o debate sobre a forma pela qual o Brasil ingressará no mercado internacional com os produtos provenientes da exploração do pré-sal.

Fonte: Agência Senado