Início Plantão Rio Brasileiro ganha prêmio da Unesco

Brasileiro ganha prêmio da Unesco

Nesta quarta-feira, 21 de março, o Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ promove, às 10h, cerimônia em homenagem a João Baptista de Medeiros Vargens. O professor de língua e cultura árabe foi um dos ganhadores do Prêmio Sharjah, oferecido pela UNESCO. Em 2011, João Baptista editou o “Dicionário Árabe-Português”, de Alphonse Nagib Sabbagh, numa coedição da editora Almádena e da Fundação Biblioteca Nacional. A obra tem 768 páginas e cerca de 60 mil verbetes, num livro de capa dura que prestigia o árabe, idioma oficial em 22 países.

 

O Prêmio Sharjah é concedido anualmente a uma pessoa nascida em país árabe e outra de qualquer outro país, que tenham contribuído para a difusão e o desenvolvimento da cultura árabe no mundo. Seu objetivo é promover um maior conhecimento entre diferentes povos e novas trocas culturais. Em 2012, a quantia oferecida pela premiação foi US$60 mil. O valor será divido entre o romancista e teatrólogo libanês Elias Khoury e o brasileiro João Baptista.

 

Editor, escritor, tradutor, estudioso de lexicologia e professor de língua e cultura árabe, ele iniciou suas pesquisas no âmbito da influência do árabe no português. O trabalho de João Baptista buscou sempre realçar importantes características da presença árabe e islâmica no país e em toda comunidade lusófona. Seu compromisso na transmissão de uma imagem positiva dessa civilização e o grande empenho no intercâmbio entre o Mundo Árabe e o Brasil resultaram na escolha de seu nome pela premiação cedida pela UNESCO. Após a homenagem na FL, está previsto um recital de poesia palestina de resistência e a inauguração da sala Alphonse Nagib Sabbagh.

Homenagem a João Baptista de Medeiros Vargens pelo Prêmio Sharjah
21 de março no Auditório G-1, da Faculdade de Letras da UFRJ
Avenida Horácio Macedo, 2151 – Cidade Universitária
Horário: 10h

 

Fonte: Biblioteca Nacional