Início Plantão Brasil Brasileiros apoiam intervenção no DF

Brasileiros apoiam intervenção no DF

Pesquisa realizada em 81 municípios pelo DataSenado, revelou que 59% dos 1.269 brasileiros maiores de 16 anos consultados, e que têm acesso a telefone fixo, consideram necessária uma intervenção do governo federal no Distrito Federal devido ao escândalo que levou à prisão o ex-governador José Roberto Arruda. Para 37%, essa intervenção é desnecessária, enquanto 4% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder esse quesito.

Segundo o DataSenado, a pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3%.
O levantamento aponta que as notícias sobre o escândalo tiveram repercussão nacional: 74% dos entrevistados confirmaram ter recebido informação sobre o caso. O DataSenado identificou que entre os aspectos ou fatos mais lembrados estavam o pagamento de propina, a distribuição de panetones e o "mensalão", com 42% das respostas. Outros 29% citaram os vários episódios envolvendo Arruda, como o seu desligamento do Partido Democratas, o pedido de afastamento e a prisão. Entretanto, 31% dos entrevistados que afirmaram ter conhecimento da crise no DF não foram capazes de citar nenhum caso específico.

Nos estado, a intervenção também receberia apoio da maioria. A pesquisa apurou que 65% dos entrevistados apoiaria uma intervenção federal se seus estados estivessem enfrentando uma crise política como a do DF.

No que se refere aos aspectos mais práticos da intervenção, a pesquisa procurou depurar a opinião dos entrevistados, perguntando sobre as expectativas de punição para os acusados caso houvesse ou não intervenção. Num quadro síntese dessas duas questões, 33% dos entrevistados tendem a acreditar que a intervenção aumenta a chance de punição para todos os envolvidos. Para 52%, a intervenção não interfere na possibilidade ou não de punição.

Fonte: Agência Senado