Início Destaque Briga no mundo da moda: Raynara Negrine é pivô de disputa judicial

Briga no mundo da moda: Raynara Negrine é pivô de disputa judicial

A maior top brasileira no cenário internacional da atualidade está em pé de guerra com uma das maiores agências do país 

A maior top brasileira no cenário internacional da atualidade está em pé de guerra com uma das maiores agências do país

No dia 13 de maio, a juíza Carolina Pereira de Castro, da 30ª. Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Agência Joy a pagar multa de 2% do valor atribuído a causa por “litigância de má fé”, já que a empresa paulista descumpriu a ordem judicial de apresentar “todos e quaisquer documentos e contratos relativos a modelo Renata Negrine”.

Alem da multa, a decisão determinou a busca e apreensão dos referidos documentos, inclusive com força policial, caso a Joy não os apresentasse até o dia 15 de maio.

A agente de modelos Renata Maria, sócia da Mistic, acusa a Agência Joy de não fazer, devidamente, a prestação de contas de valores referentes a campanhas e desfiles nacionais e internacionais de Raynara Negrine, que é a única brasileira que figura entre as 10 tops internacionais do site Models.com, publicação que aponta as estreantes que irão dominar campanhas e passarelas do mundo, nos próximos anos.

“Temos uma parceria com a Joy para agenciamento, em conjunto, da Raynara, mas as comissões, que eu deveria receber não estão tendo as devidas prestações de contas. Além disso, eu busco o reconhecimento por ter sido a scouter da Raynara. Fui eu que a revelei para o mundo da moda, tendo descoberto Raynara no interior do Espírito Santo e a preparado durante quatro anos para que, agora, ela esteja devidamente pronta para brilhar. Não é justo que nas entrevistas eu não seja lembrada como quem descobriu Raynara, conforme tem acontecido, e que a Joy não me pague o que me deve”, lamenta Renata Maria.

Outra preocupação de Renata refere-se ao próprio bem estar e a integridade física de Raynara já que, desde o início de 2020, perdeu completamente o contato com a modelo.

“Há mais de quatro anos que não tenho nenhum contato com Raynara, a quem eu sempre tratei como uma filha e tinha contato muito próximo. Quero entender o que, e quem, está por trás desse afastamento. É muito estranho tudo isso…  Eu me preocupo com a Raynara, assim como  com todas as minhas modelos. Sou protetora mesmo. Sei que ela está sendo isolada. Será que ela está bem? Será que ela está passando por algum tipo de assédio, de abuso, ou outro problema?”, questiona Renata.

 A carreira de Raynara Negrine

Desde 2021, Raynara tem desfilado para as principais marcas internacionais. Ela já foi destaque do desfile de alta-costura da Chanel, em Paris, com contrato de exclusividade em todo o território francês. Em Milão, desfilou para a Fendi, Foi escalada para abrir a apresentação da Del Core e em Nova Iorque, e eleita da Proenza Schouler.  A top também desfilou pela Jacquemus, tornando-se a brasileira de maior destaque em 2024 nas passarelas internacionais.