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BRS do Centro do Rio

O primeiro corredor preferencial para ônibus – Bus Rapid System (BRS)) – no Centro da cidade, abrangendo a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março, começa a funcionar  no sábado, dia 17/12, com o objetivo de organizar e aliviar um dos trajetos mais castigados pelo tráfego pesado da área central. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), responsável pelo projeto BRS, a pintura das faixas prerenciais (de cor azul) e a sinalização vertical já estão concluídas. 
 – Vamos implantar o novo corredor, como aconteceu com os da  Zona Sul, melhorar o trânsito, reorganizar os pontos de parada, sem deixar de atender os passageiros que dependem do transporte público nessa área vital da cidade "-  assegura o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ao comentar os benefícios do BRS. Segundo Sansão, a frota na Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março deve ser reduzida em 15%, o equivalente a cerca de 50 ônibus a menos.  " Com as mudanças, a quantidade de paradas cai pela metade ", calcula.  
 
A partir de sábado, 71 linhas circularão pelo corredor de 1,2 km de extensão e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. A redução da frota em 15% aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, oito linhas terão os trajetos modificados.
De acordo com Sansão, a expectativa da prefeitura é reduzir significativamente o tempo de viagem neste trajeto:
 "Hoje levamos cerca de 10 minutos para atravessar esse trajeto e pretendemos reduzir esse tempo. O objetivo do BRS é dar mais velocidade aos ônibus, ao transporte coletivo, arrumando a via, organizando e fazendo o trânsito ficar melhor de uma forma geral."
A faixa azul será implantada na pista lateral da Avenida Presidente Antônio Carlos e na Rua Primeiro de Março. Haverá pontos seletivados na Antônio Carlos (pistas lateral e central), na Rua Primeiro de Março e na Avenida Beira-Mar. Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS.
 Desde o início do mês, a Prefeitura  realiza um trabalho de informação ao público com distribuição de material impresso e presença de promotores nos pontos e nas principais empresas da região.
Normas de Circulação
Portaria da Secretaria Municipal de Transportes publicada no Diário Ofical do Município na quarta-feira, 14/12,  estabeleceu as normas  para o funcionamento do novo corredor.  
 Podem acessar a  faixa azul do BRS, e efetuar o embarque e desembarque os seguintes  veículos:
 – Ônibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados;
 – Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar;
 – Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul;
 – Táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais;
   Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.
 
Horários de funcionamento:
• 6h às 21h (dias úteis)
• 6h às 14h (sábados)• Livre aos domingos e feriados

Fonte: Assessoria