Início Plantão Brasil C&A inaugura loja ecológica no Brasil

C&A inaugura loja ecológica no Brasil

A C&A inova mais uma vez e inaugura a sua primeira loja ecologicamente sustentável no Brasil, no próximo dia 8 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Trata-se da segunda unidade "verde" da empresa no mundo. A primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha. O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o consumo de água, de energia e, consequentemente, de emissão de C0².

 

A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de sustentabilidade ao cliente. A loja Eco da C&A localiza-se à Rua dos Andradas, 1620, no Centro – Porto Alegre (RS).

 

Uma das atrações da nova loja é o "Espaço Cliente", um local exclusivo de informações sobre sustentabilidade e com coleções sustentáveis da C&A, como camisetas de algodão orgânico, sacolas retornáveis, chinelos de pneu reciclado e camisetas de malha feitas com garrafas pet recicladas. O local ainda contará com coletor de lixo eletrônico, como celulares, pilhas e baterias; painéis com ações de sustentabilidade da C&A e monitores especialmente treinados para dar informações sobre o assunto.

 

Outra novidade é o telhado verde na cobertura, com 640 m², que estará finalizado em fevereiro do ano que vem. Além de promover a biodiversidade, o isolamento térmico acarretará a redução do calor e do frio no interior da loja e, conseqüentemente, a menor necessidade do uso do ar condicionado. A vantagem de se criar esse ambiente agradável aos funcionários é a melhor absorção da água da chuva, evitando-se sobrecarregar as redes pluviais. A intenção futura é organizar visitas públicas, principalmente para escolas públicas, para incentivar a educação ambiental.

 

Outras iniciativas diminuem os impactos ambientais gerados pela reforma e no funcionamento da unidade. São elas:

iluminação inteligente, com lâmpadas econômicas e sensores de presença nas escadas;
paredes claras as quais melhoram as condições térmicas, reduzindo o uso de ar condicionado;
uso de painéis solares, instalados na cobertura, para o aquecimento da água dos chuveiros;
gerenciamento remoto de demanda que controla o uso do ar condicionado conforme a temperatura e o número de usuários na loja;
troca dos motores das escadas rolantes
substituição de grande parte dos equipamentos eletrônicos por modelos de baixo consumo, com selo norte-americano EnergyStar;
chuveiros e torneiras de baixa vazão;
mictório a seco (sem água);
sistema de irrigação eficiente, com 50% de aproveitamento de águas pluviais para irrigação do telhado verde, eliminando o uso de água potável;
uso de tintas com quantidade mínima de substâncias nocivas à saúde.

As medidas visam, também, baixar o consumo de água entre 30% e 40%, em dois anos, e em 20% o de energia.

 

Demais ações, que serão finalizadas até fevereiro de 2010, são:

Reciclagem – Metais, plásticos, papel, papelão, vidro e resíduos orgânicos serão separados na loja em local específico e direcionados à coleta seletiva ou às cooperativas de reciclagem. Os resíduos durante a construção da loja também seguiram para a reciclagem;

Bicicletário – Espaço para 5% dos ocupantes do prédio (em horário de pico) para guardar bicicletas, além de mapa com a localização dos pontos próximos de ônibus.

Ações constantes

A preocupação com o meio ambiente é uma constante no cotidiano da empresa. A C&A implementou coleta seletiva e a utilização de dosadores de água e de energia em toda a empresa. As lojas de todo o país usam sacolas oxibiodegradáveis, em substituição às de plástico, e adotaram o papel reciclado nas embalagens de presentes e em todo material de papelaria usado na empresa.

 

A C&A também adotou o uso de biodiesel em 100% da sua frota, como forma de reduzir a emissão de poluentes dos caminhões movidos a diesel. Além disso, desde 2008, realiza o controle de qualidade da fumaça emitida pelos caminhões que utiliza. Os veículos aprovados recebem um `Selo Verde", criado pela C&A.

 

Fonte: Máquina Comunicação