Início Plantão Brasil Cabeleireiras e enfermeiras correm mais riscos de ter câncer de mama

Cabeleireiras e enfermeiras correm mais riscos de ter câncer de mama

 

Profissionais ligados ao setor de beleza aparecem nas diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) como mais vulneráveis ao câncer. As cabeleireiras, por exemplo, têm mais risco de desenvolver neoplasia de mama,  além de bexiga, cavidade oral, laringe e faringe. O contato com substâncias químicas potencialmente cancerígenas, como o formaldeído, usado irregularmente em escovas progressivas, é o principal perigo. Os ingredientes de tinturas de cabelo, como aminas aromáticas e azocorantes,  também são citados no estudo.

Entre as atividades  mais suscetíveis ao câncer aparecem também aquelas da área  da saúde. Enfermeiras teriam mas chances de ter tumores de mama  pela maior quantidade de profissionais que trabalham no período noturno. O fato de se expor à luz artificial à noite reduz a secreção da melatonina, reguladora dos hormônios ovarianos. É essa desregulação que pode elevar o risco.
O estudo reacende a discussão da necessidade de ter adotar certos cuidados no exercícios da profissões e comprova que  é possível sim previnir certas neolplasias (ver lista de formas de prevenção do câncer em geral).

 
Estatísticas, diagnósticos  e tratamento – Dados do INCA  apontam que neoplasia mamária é a segunda mais frequente no mundo e a mais comum entre as mulheres – são 22% de casos novos em relação ao mesmo período do ano anterior.  

 
A doença apresenta 95% de chance de ser curada, quando o nódulo é menor que um centímetro, porém o auto-exame não consegue detectar nessa fase. “A mamografia é uma das principais formas para diagnóstico da doença em estágio inicial, fato importantíssimo para o sucesso do tratamento”, ressalta o oncologista Dr. Ricardo Caponero.

 
Além de advertir sobre a necessidade da prevenção, o Dr. Caponero mostra que os recursos estão cada vez maiores às mulheres que irão passar pelo tratamento quimioterápico. “É sempre bom destacar que a medicina avança a passos largos e dispõe de uma série de medicamentos para salvar vidas e garantir maior conforto à paciente mesmo nos casos avançados do câncer de mama e ovário. Uma das opções é a doxorrubicina lipossomal peguilada, mais conhecida como DLP, que além dos eficazes resultados provoca a diminuição dos temíveis efeitos colaterais, como náuseas, vômitos e queda de cabelo”, finaliza.

 
No Brasil, a doxorrubicina lipossomal peguilada é comercializada como Doxopeg.

 
COMO PREVENIR O CÂNCER
 
Segundo o oncologista, Dr. Ricardo Caponero, cerca de 30% a 40% dos cânceres podem ser evitados com  bons hábitos:
• Não fume – o cigarro é responsável por 30 % das mortes de câncer;
• Matenha uma dieta equilibrada rica em frutas e verduras, por outro lado, reduza proteína animal do cardápio;
• Procure ficar no seu peso ideal, evitando sobrepeso ou obesidade.
• Quadros infecciosos, causados por vírus ou bactérias, estão relacionados com 17% de todos os cânceres;
• É fundamental adotar um comportamento de sexo seguro, é  importante ainda vacinar as adolescentes contra o HPV, antes do início da vida sexual
 
Contato com a imprensa:  RS Press: