Início Plantão Rio Cabral dá início à nova sede da Cedae

Cabral dá início à nova sede da Cedae

O processo de modernização administrativa e operacional da Nova Cedae atingiu, nesta quinta-feira (04/03), mais uma etapa com o início da construção da futura sede da companhia, que unificará todos os prédios ocupados pela empresa. O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Cedae, Wagner Victer, o prefeito Eduardo Paes e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Nelma Souza Tavares, participaram da cerimônia que marcou o começo da obra em terreno da Avenida Presidente Vargas, 2.683, no Centro.
 
“Esta obra é um passo fundamental para a revitalização de toda a região da Cidade Nova, que já conta com diversos outros projetos do Governo do Estado. Os funcionários da Cedae, que por muitos anos foram esquecidos, terão acesso a uma sede moderna, compatível com o belo trabalho que a Cedae vem desenvolvendo em prol do saneamento no estado”, destacou o governador.
 
Abandonada desde a década de 70, a área, que chegou a ser ocupada por catadores de lixo, concentrará os funcionários de todas as unidades administrativas, hoje espalhadas por mais de dez prédios que estão sendo desativados. O local também abrigará o Centro de Controle Operacional da empresa.
 
“A obra está inserida no processo de reestruturação e modernização que já reduziu de 12 para três o número de imóveis ocupados pela companhia. E, quando a obra for concluída, todo o corpo funcional estará em um prédio só. Há 35 anos, o terreno da nova sede foi desapropriado pelo então governador Chagas Freitas para ser a sede da antiga Cedag e, finalmente, vamos realizar o sonho da família Cedae”, acentuou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
 
A unificação dos imóveis trará significativa redução de custos, não apenas com aluguel de imóveis, mas também com a manutenção da infraestrutura, como telefone e gasolina. Com o corpo de funcionários instalado em um mesmo endereço haverá menos despesa com a comunicação interna ou deslocamentos para que as equipes promovam reuniões de trabalho. Além disso, a centralização administrativa proporcionará melhor integração entre os setores, aumentando a produtividade e a eficiência de resultados.
 
“Para realizar o projeto, foi constituído um fundo de investimento imobiliário onde as cotas foram vendidas em tempo recorde. No segundo dia, mais de 30% tinham sido comercializadas, numa demonstração clara da confiança e credibilidade que a gestão da Nova Cedae adquiriu no mercado”, enfatizou a superintendente regional da Caixa, Nelma Souza Tavares.
 
Na avaliação do prefeito Eduardo Paes, a Cedae dá, a cada dia, demonstração de eficiência e parceria com a administração municipal. A futura sede terá cerca de 20 mil metros quadrados de área construída, nove andares, cobertura, auditório e vagas para 103 veículos. O novo endereço é próximo às estações do Metrô e SuperVia, além de ter acesso aos pontos de diversas linhas de ônibus.
 
“No passado vimos a Cedae ser sucateada, faltava capacidade de investimento, não tinha acesso a financiamentos e agora, com o trabalho extraordinário que vem sendo feito, a Cedae é um dos maiores orgulhos e conquistas do atual governo. As obras em diversos níveis de projetos em mais de 60 municípios ultrapassam R$ 1 bilhão”, comemorou o vice-governador Pezão.
 
A nova sede da Cedae será construída com recursos provenientes de um fundo de investimentos imobiliários, aprovado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e gerido pela Caixa. Também estiveram presentes no evento o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, e parlamentares.

Fonte: Governo do Rio