Início Plantão Rio Cabral discute preparação do Rio para olimpíadas

Cabral discute preparação do Rio para olimpíadas

O governador Sérgio Cabral recebeu, na quinta-feira (19/1), o ministro de Relações Exteriores do Reno Unido, William Hague, no Palácio Laranjeiras. Em pauta, estavam a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016 e os principais pontos a serem discutidos na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.
O objetivo do encontro foi estreitar laços entre o Governo do Estado e o Reino Unido para cooperação política, econômica e social.
 
– O Reino Unido tem investido muito no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro. Desde que o Rio lançou sua candidatura aos Jogos Olímpicos, ao final de 2007, tenho visitado com freqüência o Parque Olímpico de Londres, vendo a transformação que East End está sofrendo do ponto de vista ambiental, do legado, do social, da mobilidade. Como a cidade está investindo em segurança e tecnologia. Diversos secretários nossos também já estiveram lá – afirmou o governador Sérgio Cabral.
 
O prefeito Eduardo Paes também participou da reunião e destacou o momento oportuno para promover maior aproximação entre os governos.
 
– A cidade vive um momento especial em que a economia cresce, a violência diminui e há vários eventos internacionais previstos. Essa é uma fantástica oportunidade para ampliar essa proximidade – frisou Paes.
 
Em sua primeira visita oficial à América do Sul, o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, destacou que o afastamento britânico da América Latina está encerrado. Ele destacou que o Brasil desempenha cada vez mais um papel relevante no cenário mundial, principalmente, devido ao desenvolvimento econômico, e defendeu que o país tenha assento permanente no Conselho de Segurança da ONU – uma reivindicação antiga do governo brasileiro.
 
– O Brasil e o Reino Unido têm muito em comum, com uma história compartilhada e estreita relação cultural. Estamos comprometidos a fortalecer nossos laços políticos, culturais e econômicos. Estamos convencidos de que os melhores dias no relacionamento entre os dois países ainda estão por vir – afirmou o chanceler britânico.
 
Realeza na cidade maravilhosa
 
O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, anunciou ainda a visita do príncipe Harry – o terceiro na linha de sucessão do trono britânico – marcada para março, quando haverá um evento no Pão de Açúcar.
 
A visita – que ocorrerá de 9 a 11 de março – faz parte da campanha “Great” de promoção do Reino Unido, no que diz respeito à economia, inovação, cultura e conhecimento.

Fonte: Governo do Rio