O governador Sérgio Cabral e o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, entregaram, na manhã desta sexta-feira (4/12), 24 casas populares, no bairro Candelária. As unidades habitacionais beneficiam famílias que viviam em áreas de risco e hoje fazem parte do programa Aluguel Social, da prefeitura. O investimento de R$ 700 mil para a construção do condomínio Vila da Cidadania vem de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem), do governo do estado. Antes da solenidade, o governador prestigiou a festa pela revitalização do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda.
– Além da entrega de casas populares, a grande notícia para Volta Redonda é que o município vai ter a primeira Vila do Idoso, que será construída pela Secretaria de Habitação, e, para o povo de uma maneira geral, ainda este ano, vai sair a licitação para a Rodovia do Contorno. Também até o fim do ano, em um trabalho em parceria com a prefeitura, o Restaurante Popular começa a funcionar, incluindo, além do almoço a R$ 1, café da manhã e lanche – antecipou o governador.
As casas, com 40 metros quadrados de área, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os imóveis foram entregues com pia de cozinha, lavatório e vaso sanitário, instalação hidráulica e elétrica, além de lâmpadas, interruptores e tomadas. O critério para a escolha dos beneficiados atendeu quem estava há mais tempo morando de Aluguel Social.
O governador explicou que qualquer investimento do estado no município é garantia de boa aplicação dos recursos e serviços sociais e de infraestrutura de qualidade.
– A Igreja nos pediu apoio e o prefeito também nos pediu ajuda para solucionar o problema de moradia das famílias desabrigadas pelas enchentes do final de 2008. Temos sempre muita tranquilidade de repassar recursos a Volta Redonda, com Neto, com Gotardo (Neto, ex-prefeito da cidade), que começou esta obra que hoje estamos entregando.
Cabral entregou as chaves da nova casa a Márcia Paulino, representando os demais beneficiados.
-Sei que você e sua família estavam morando, há muito tempo, de aluguel social. Com esse choro emocionado ganhei o dia – completou Cabral.
Logo em seguida, Cabral e o prefeito seguiram ao Hospital São João Batista, para a inauguração do Núcleo de Hemoterapia da unidade de saúde. Com o novo Banco de Sangue, que conta com modernas instalações e equipamentos de ponta, os doadores voluntários do município poderão fazer suas doações na cidade.
– O novo serviço facilita a vida de quem doa e de quem precisa. O núcleo vai atender os dois hospitais públicos da cidade, que tem necessidade de 400 bolsas de sangue por mês. Mas, também poderemos atender hospitais públicos de cidades vizinhas conveniados com o SUS, dependendo da quantidade de sangue estocado – explicou o diretor geral do HSJB, Sebastião Faria.
Além do Banco de Sangue, da Vila da Cidadania e do Parque Aquático – o maior parque gratuito do Brasil -, o governador e o prefeito também entregaram um Centro de Atenção Psicossocial. O parque atende hoje, nos fins de semana, cerca de três mil pessoas e oferece cursos de hidroginástica e natação.
O Centro de Atenção Psicossocial, também entregue esta manhã, vai atender pacientes de alto grau de complexidade e com transtornos invasivos de desenvolvimento. A equipe multidisciplinar da unidade é composta de psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisoterapeuta, fonoaudiólogo, educador físico, musicoterapeuta, arteterapeuta, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. O local possui 10 salas, área livre, cozinha, banheiros e sala de integração sensorial.
Também participaram das solenidades o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários de Habitação, Leonardo Picciani, e de Agricultura, Christino Áureo, prefeitos e deputados da região.
Fonte: Governo do Rio