Início Plantão Rio Cabral entrega unidades habitacionais em Angra

Cabral entrega unidades habitacionais em Angra

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Tuca Jordão entregaram, na tarde de sexta-feira (18/2), as primeiras 140 unidades habitacionais das 800 que o Governo do Estado, através da Secretaria de Obras, está construindo na região da grande Japuíba, em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, para alocar a custo zero as famílias que perderam suas casas nos temporais de janeiro de 2010.
 
Acompanhado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e do ministro de Relações Institucionais, Luíz Sérgio, Cabral visitou duas unidades de um dos blocos do conjunto habitacional. Depois deu as chaves de um dos apartamentos ao morador Herivelto Rodrigues Ferreira para simbolizar a entrega das moradias aos 140 beneficiados. Segundo o governador, essas unidades habitacionais eram uma promessa feita em janeiro do ano passado.
 
– É uma emoção muito grande entregar aos moradores de Angra dos Reis, que sofreram tanto com o drama das chuvas, com a perda de residências e com a perda de vida dos seus familiares, uma residência digna num prazo, comparado à média nacional, extremamente positivo. Se Deus quiser, até o final de maio, estaremos entregando as demais residências – garantiu Cabral.
 
Depois de anunciar a concessão de ajuda aos moradores para melhorias nas residências, o prefeito Tuca Jordão distribuiu Manuais do Proprietário para orientar os moradores sobre a correta ocupação dos apartamentos e demais áreas do Condomínio Cidadão Areal. Ele pediu aos moradores que cuidem bem do conjunto.
 
– Esperamos que a convivência dos moradores seja de paz, alegria e partilha. Quem viveu a mesma dor merece viver a mesma alegria – discursou o prefeito.
Os apartamentos têm padrão semelhante aos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e estão orçados em R$ 81 milhões, financiados pelo Ministério da Integração Nacional. A prefeitura cedeu os terrenos, um na localidade de Areal, onde foram construídos os primeiros 140 apartamentos; outro na Pousada da Glória, cujas 240 unidades serão entregues em abril; e o terceiro em Japuíba, onde estão sendo erguidas 420 unidades habitacionais, com inauguração prevista para maio. Os imóveis têm 42 metros quadrados e são constituídos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda.
 
Em Angra dos Reis, os investimentos dos governos federal e estadual somam R$ 130 milhões em obras de contenção de encostas e construção das 800 unidades habitacionais. Os trabalhos de contenção incluem as localidades de Bonfim, São Bento, Carioca, Glória, Carmo, Santo Antônio e Enseada do Bananal, na Ilha Grande.
 
Estiveram presentes também os prefeitos de Rio Claro, Raul Machado, e de Paraty, José Carlos Porto Neto, entre outros convidados.

Fonte: Governo do Rio