Início Plantão Rio Cabral inaugura série de obras em Volta Redonda

Cabral inaugura série de obras em Volta Redonda

O governador Sérgio Cabral visitou o município de Volta Redonda, localizado no Sul Fluminense, para inaugurar um conjunto de obras com foco em saúde, entregar ambulâncias a 15 cidades interioranas e assinar convênio referente a obras com recursos do Padem (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios). Cabral chegou à cidade um pouco depois das 10h e seguiu pra o Estádio da Cidadania, no bairro Aterrado. O equipamento municipal, localizado ao lado da CSN, vai oferecer, a partir desta semana, atendimento na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, no Centro de Imagem, na ótica que oferecerá atendimento oftalmológico e óculos gratuitos, no espaço para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), e na Biblioteca Virtual em Saúde.

Em seguida, o governador visitou a única escola da América Latina especializada em autistas. A unidade de ensino fica ao lado do Estádio da Cidadania. Após conversar com professoras da escola, Cabral também conheceu o interior de uma das ambulâncias equipadas distribuídas a 15 municípios fluminenses.

– Esta Policlínica é referência para todas as cidades do estado, inclusive para a cidade do Rio de Janeiro e vou recomendar aos 91 municípios do estado. Vou sugerir ao prefeito Eduardo Paes que mande sua equipe aqui para que vejam o trabalho que está sendo feito. Esta policlínica tinha que ser exemplo para colocar no subúrbio do Rio, na Zona Oeste, onde há carência deste tipo de serviço – disse o governador.

Sérgio Cabral destacou também os investimentos realizados na área de saúde nas cidades fluminenses, entre outras ações.

– Nós estamos investindo em UPAs, são mais de 250 milhões de reais, investindo no reforço aos hospitais. Estas ambulâncias entregues aqui fazem parte das cem compradas em apoio aos municípios, sejam UTIs móveis ou ambulâncias padrão. Inclusive, estamos realizando na região um sonho do Neto de criar um hospital regional. Com este recurso, cerca de 6 milhões de reais, que estou repassando do Padem, a prefeitura de Volta Redonda irá começar a terraplenagem para a futura construção da unidade de saúde, que terá 200 leitos. Sei que dinheiro na mão do prefeito Neto vai ser bem gasto e economizado – acrescentou.

Realizações

Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves:

Complexo de equipamentos digitais com tecnologia altamente avançada, com capacidade operacional para realização de exames com maior precisão, tais como: tomografia, mamografia com exteriotaxia (para nódulos não palpáveis), radiografia e ultrassonografia.

Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza:

Trata-se de um complexo de serviços, integrando diferentes áreas de atenção à saúde, instalado no Estádio da Cidadania Sylvio Raulino de Oliveira. A Policlínica proporcionará um atendimento humanizado e de excelência, em ambiente confortável, organizado, climatizado, informatizado com o sistema Saúde-Web, com melhores condições de trabalho, integrando as especialidades aos serviços afins, de acordo com as necessidades da população.

Especialidades:

6 dermatologistas

2 endocrinologistas

3 gastroenterologistas

2 oftalmologista

3 otorrinos

1 neurologista

4 cardiologistas

1 urologista

3 nefrologistas

2 reumatologistas

2 hematologistas

2 pneumologistas

4 fonoaudiólogas

1 assistente social

2 nutricionistas

1 psicóloga

Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim:

A Ótica da Cidadania será instalada no 2º andar do Estádio, com objetivo de facilitar o acesso, já que os escolares e idosos realizarão as consultas para avaliação da acuidade visual no consultório de oftalmologia na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza (no 3º piso). A Ótica prestará um atendimento ágil e com tecnologia avançada, produzindo 50 óculos por dia.

Cartão SUS – Ouvidoria Manoel Andrade de Lima:

Será disponibilizada uma sala de atendimento para o cadastramento do Cartão SUS, documento que identifica o usuário, reunindo suas informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já realizou, que medicamentos usa, etc. A Ouvidoria da SMS garantirá um canal de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos, ações e serviços.

Espaço Saúde e Cidadania Laudelina de Andrade Schächter:

Espaço destinado à exposição e divulgação permanente de material educativo dos programas de saúde, conforme agenda de eventos da Secretaria Municipal de Saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde:

A BVS, como biblioteca, é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo o acesso equitativo ao conhecimento científico em saúde. O espaço será destinado a estudantes e profissionais de saúde para pesquisa na área.

Ambulâncias:

Cinco veículos básicos e 10 UTIS móveis foram entregues aos municípios das regiões Sul Fluminense e da Baía da Ilha Grande. A frota foi adquirida com recursos da Secretaria de Saúde do estado do Rio. Escola Especializada em Autistas:

A escola municipal especializada professora Dayse Mansur da Costa Lima foi reformada e dobrará seu atendimento a partir deste ano.

Terraplenagem:

Foi assinado convênio com recursos do Padem para obras de terraplanagem em terreno no bairro Roma II destinado à construção de um Hospital Regional com 200 leitos.

Pavimentação:

Cerca de 183 mil metros quadrados de ruas de 20 bairros vão receber pavimentação no valor de R$ 6 milhões.

Também participaram das inaugurações o vice-governador e secretário de Obras, Luis Fernando Pezão, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e o secretário de Governo, Wilson Carlos Carvalho. 

 

Fonte: Governo do Estado do Rj