Início Plantão Rio Cabral inaugurará incubadora de mudas

Cabral inaugurará incubadora de mudas

O governador Sérgio Cabral vai inaugurar, nesta quinta-feira (4/6), às 9h, o Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica Manuel Gomes Archer que desenvolverá mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, utilizadas na recuperação ambiental e no reflorestamento das matas ciliares das margens dos rios, que abastecem a região metropolitana do Rio de Janeiro. A incubadora terá capacidade de produzir aproximadamente 30 mil mudas anuais.
Além de atender aos projetos de replantio de matas ciliares, as mudas produzidas no centro também serão utilizadas no reflorestamento do Morro Luiz Barata, que prevê o replantio de cerca de 50 mil mudas. Em mais uma ação do Governo do Estado com a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa contribuirá para conter a ocupação desordenada do solo, auxiliando ainda na melhoria dos índices de umidade e temperatura e permitindo a criação de uma área de lazer para a população. O empreendimento está sendo executado com mão de obra própria da Cedae e detentos do regime semi-aberto do projeto de responsabilidade social da companhia “Replantando Vida”.
O nome do engenheiro Manoel Gomes Archer para o Centro é devido a sua contribuição na recuperação da Floresta da Tijuca. Em 1874, o engenheiro já havia plantado cerca de 80 mil mudas na floresta, que tinha sido um cafezal. O Centro, que será inaugurado pelo governador, funciona próximo ao utilizado por Archer.
A inauguração do Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica Manuel Gomes Archer é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional para a escolha da cidade do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontecerá no dia 5 de junho
Fonte: Cedae