Início Plantão Rio Cabral participa do Rio Eco Rural

Cabral participa do Rio Eco Rural

O governador Sergio Cabral, acompanhado do vice governador Luis Fernando Pezão, participou da abertura da segunda Rio Eco Rural, na manhã desta quinta- feira(13/5), no teatro municipal Ariano Suassuna, em Nova Friburgo, Região Serrana.

Na solenidade, o governador recebeu o titulo de cidadão friburguense, concedido pela Câmara de Vereadores, e assinou a sanção de duas leis. Uma, de número 2.179, declara a cidade capital da moda íntima do estado do Rio. A outra, numerada 1.429 A, inclui a Fevest – Feira Brasileira de Moda Íntima – no calendário turístico oficial do estado.

Em seguida, Cabral visitou a feira de produtos agrícolas da região, que funciona ao lado do teatro municipal, onde conversou com expositores. Por fim, entregou maquinas e implementos agrícolas do programa Estradas da Produção, que ficarão sobre responsabilidade do escritório da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Friburrgo, mas também atenderão o município de Sumidouro.

– O Governo do Estado tem trabalhado muito pelo interior, sobretudo na área agrícola, de maneira constante e entrosada com as cooperativas, sindicatos rurais e com a Federação Estadual de Agricultura. Hoje, viemos entregar um maquinário que ficará na região definitivamente. São máquinas que estamos entregando em todo estado. O programa Estradas da Produção vai mudar completamente a relação do agricultor com o Governo do Estado. As milhares de estradas vicinais do Rio necessitam, como em qualquer estado, de permanente manutenção, devido aos estragos provocados pelas chuvas. Com isso, o acesso da produção rural aos mercados consumidores fica dificultado. No passado, as maquinas consertavam as estradas de determinadas regiões e iam embora. Acabamos com isso. Elas agora ficam definitivamente na região – afirmou Cabral.

As maquinas e implementos agrícolas compõem a 16ª patrulha mecanizada das 17 previstas no programa, que serão usadas na recuperação e manutenção de estradas vicinais de todos os 92 municípios fluminenses. Na próxima semana, serão entregues os equipamentos da última patrulha, que ficará sediada em Queimados, na Baixada Fluminense. O programa começou a entregar as primeiras patrulhas em meados de abril. Elas já atendem os 55 municípios que possuem uma agricultura mais forte.

Segundo o secretario de Agricultura Pecuária, Pesca e Absstecimento, Alberto Mofati, em julho serão adquiridos mais maquinários agrícolas, no valor de R$ 10 milhões, desta vez provenientes do programa Rio Rural, para atender à totalidade do estado.

O governador informou que na próxima quarta-feira (19/5), o Departamento de Estradas de Rodagem(DER)vai realizar licitação para a terceirização da manutenção das máquinas, que realizam obras de implantação e recapeamento asfáltico nas estradas estaduais.

– Agora, como ocorreu com os carros da polícia, o maquinário do DER vai ser novo, equipado com ar condicionado e GPS e com manutenção terceirizada. E será por região. Esses serviços, somados aos dos programas Estradas da Produção e Rio Rural, beneficiam enormemente a agricultura fluminense – completou Cabral.

O governador ainda lembrou a gestão do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil para facilitar a liberação de créditos agrícolas aos pequenos e médios produtores rurais. Também falou do Seguro Verde, um programa em que o estado do Rio é destaque, junto do Banco do Brasil, em todo o país e pelo qual concede ao produtor rural uma garantia de preço, em caso de queda da cotação do produto no mercado.

Por fim, Cabral lembrou o incentivo dado à produção leiteira, ao zerar o ICMS do produto, com o objetivo de torná-lo competitivo no mercado consumidor.
– Hoje, as cooperativas estão crescendo e os laticínios se instalando no estado – afirmou o governador.

Cabral lembrou uma série de obras e serviços do Governo do Estado no município de Friburgo, entre eles, a construção da estada do contorno, para tirar o trafego de caminhões de carga do Centro da cidade, cuja licitação deverá acontecer no final do mês; a construção de uma ponte de 800 metros em Lumiar, para retirar o tráfego de carros que usam a rodovia estadual Serramar do perímetro urbano; as obras de contenção de encostas nessa estrada, onde o estado já gastou mais de R$ 50 milhões; e a entrega, no dia 7 de junho, de computadores para os alunos que foram os primeiros colocados de português e matemática na rede estadual da região, além da inauguração da UPA 24h de Friburgo.

Fonte: Governo do Rio