Os cariocas ganharam um presente na noite deste sábado (5/12): a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, que ilumina a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, desde 1996. Símbolo do Natal da Cidade Maravilhosa, a maior árvore flutuante do mundo, com 85 metros de altura, foi inaugurada com festa. O terceiro evento mais esperado e celebrado pela população, depois do Carnaval e do Réveillon, contou com a participação do governador Sérgio Cabral e da primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral.
Ao som do Coral da Fundação Bradesco e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, cerca de 200 mil pessoas assistiram às lâmpadas da tradicional árvore se acenderem às 20h20, dando início às comemorações de final de ano. O espetáculo, que teve como mestre de cerimônias o ator José Mayer, reuniu no palco a cantora Simone e a atleta Bárbara Leôncio, que acendeu a árvore. A Lagoa também foi iluminada pela queima de fogos sincronizados. A festa foi transmitida em três telões espalhados no entorno do bairro.
– A inauguração da árvore entrou para o calendário da cidade. A festa, que acontece em um ambiente tão bonito, é reconhecida pela população brasileira como o evento pré-natalino mais importante no mundo. O Bradesco foi fundamental pela conquista do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo e muito importante na candidatura Rio 2016. É uma instituição que dá gosto de prestigiar porque retribui para o povo do Rio de Janeiro – disse o governador.
Decorada pela primeira vez com guirlandas, a árvore da Lagoa tem onze fases sequenciais, iluminadas por 2,9 milhões de microlâmpadas, 52 km de mangueiras luminosas e 1.600 estrobos, que produzem o efeito de estrelas brilhando. Os espectadores podem ainda apreciar o carrilhão eletrônico, que reproduz canções natalinas com sinos tocados por sineiros profissionais. Este ano, o enfeite gigante tem como tema A união dos nossos melhores desejos.
Além de abrir as festividades do Natal na cidade, a árvore da Bradesco também estará ajudando a preservar o meio ambiente. Nesta 14ª edição, os geradores do espetáculo de são movidos a biodiesel. A emissão de gás carbônico na atmosfera causada pela montagem, exibição e desmontagem da árvore será neutralizada com o plantio de centenas de mudas de árvores, por meio do programa SOS Mata Atlântica.
Programa em família
A família de Maria Luiza Falcone foi uma das milhares que se reuniram para assistir ao espetáculo natalino. Os preparativos começaram cedo. A secretária e seus filhos, Lucas e Felippe, saíram de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, para acompanhar pela primeira vez a inauguração da árvore. Mas o sacrifício valeu à pena. Depois de 7 horas de espera, a família presenciou um evento que ficará marcado na memória.
– Meus parentes sempre acompanham o lançamento da árvore, mas eu nunca tive a chance de fazer o mesmo. Este ano, fiz questão de trazer meus meninos, que têm 3 e 7 anos de idade, para que possam ver a maior árvore flutuante do mundo. Apesar da chuva, o espetáculo foi lindo. Meus filhos ficaram super animados. Com certeza, a árvore entrou também no meu calendário oficial de eventos – brincou Maria Luiza.
Nesta segunda-feira (7/12), a árvore de Natal será levada para o centro da Lagoa Rodrigo de Freitas e ficará ancorada próxima à Curva do Calombo até o dia 26 de dezembro. Depois, será transferida para uma área vizinha ao Parque dos Patins. O enfeite iluminará a cidade de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 2h da manhã, e sextas e sábados, das 19h30 às 3h da manhã. A árvore se acenderá pela última vez no Dia de Reis, em 6 de janeiro.
O jornalista e escritor Sérgio Cabral; a museóloga Magaly Cabral; o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Ficthner, acompanharam a inauguração da Árvore da Natal da Bradesco Seguros e Previdência.
Fonte: Governo do Rio