Início Plantão Mundo Cabral vai a Paris para lançamento do Guia Verde

Cabral vai a Paris para lançamento do Guia Verde

Pela primeira vez em mais de 100 anos de existência do Guia Verde Michelin, considerado o mais importante e renomado guia turístico do mundo, um estado da América do Sul vai ser tema de um volume exclusivo da publicação. As maravilhas do Rio de Janeiro serão apresentadas a mais de uma centena de países, onde a edição será comercializada. O governador Sérgio Cabral participará, ao lado da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, do lançamento do Guia Verde Michelin – Rio de Janeiro 2009/2010 na próxima terça-feira (15/09) em Paris, na França.
 
 
Com o objetivo de fomentar o turismo no estado, o governador convenceu a direção da Michelin a produzir o guia para apresentar o Rio de Janeiro ao mundo. A publicação revela os mais famosos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, dicas de passeios, restaurantes e hotéis, além de um pouco da história do Rio e de seus tesouros históricos e arquitetônicos. A edição também traz opções de excursões para Niterói, Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis e Vale do Café. A edição será impressa em três idiomas (português, inglês e francês).
 
 
– O lançamento do Guia Verde Michelin é uma vitória para o Rio porque irá incrementar o turismo e a economia do nosso estado. Este é, sem dúvida, o guia de maior prestígio no mundo. Quero expressar a minha gratidão à empresa Michelin pela decisão de produzi-lo – disse o governador.
Ainda com o foco no turismo, Cabral se encontrará com diretores do Sindicato das Agências de Viagens da França, que tem mais de quatro mil associados, para convencê-los a realizar no Rio o Congresso Internacional dos Agentes de Viagens franceses de 2010. A realização do evento atrairia pelo menos 500 agentes de viagens, que ficariam no estado, por no mínimo quatro dias, participando de seminários e conhecendo os encantos da cidade.
 
 
Homenagem
Na próxima segunda-feira (14/09), o governador receberá ainda a condecoração máxima do governo francês, a comenda Légion D`Honneur (Legião da Honra). A Légion D`Honneur é concedida desde 1802 a personalidades de todo o mundo. Cabral será agraciado com a comenda por ter se destacado como promotor das relações entre a França e o Brasil, conseguindo, por exemplo, ampliar os investimentos franceses no Rio. O estado é hoje o principal destino de investimentos daquele país no Brasil. Na visão dos organizadores, o governador conseguiu fazer com que a França percebesse que o Rio, além de bonito, é um bom lugar para os negócios. Com isso, empresas que já atuavam no estado, aumentaram suas representações e novas companhias estabeleceram-se no estado. Um exemplo é a L’Óreal, líder global em cosméticos, que decidiu instalar no Rio um centro de pesquisas para toda a América Latina. Este é o quarto pólo de pesquisas da companhia francesa no mundo – além dos de Nova York, China e África do Sul. A homenagem acontecerá no Senado francês.
 
 
Durante a estada em Paris, o governador vai se reunir com empresários franceses interessado em atrair mais investimentos para o estado, além de participar de encontros de trabalho para a Rio-2016, na reta final da campanha. Cabral fará uma palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para um grupo de investidores do país. O tema será: “O Rio de Janeiro como destino para investimentos franceses” e o objetivo é “vender” o Rio como um estado produtivo e com uma economia forte, capaz de receber grandes empresas e eventos.

Fonte: Governo do Rio