Início Plantão Rio Cadastro para gratuidade em transporte no Alemão

Cadastro para gratuidade em transporte no Alemão

Teleférico atinge marca de 1 milhão de passageiros
 
No fim de semana, o primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil, o teleférico do Complexo do Alemão atingiu a marca de 1 milhão de passageiros transportados. O anúncio foi feito em visita do governador Sérgio Cabral e do primeiro-ministro francês, François Fillon, e sua comitiva ao transporte público, inaugurado em julho deste ano. Uma placa alusiva ao marco foi descerrada em cerimônia no mirante da estação Palmeiras, a última do teleférico.
Para garantir que mais moradores do Alemão recebam a gratuidade de passagens diárias, uma de ida e outra de volta, não acumulativas, o Governo do Estado começou a realizar o cadastramento também nos fins de semana a partir deste sábado. O cadastro pode ser feito de segunda a sexta das 7h30 às 20h, e sábados e domingos, das 8h às 14h. "Estamos facilitando o cadastramento, aumentando os horários e diminuindo a burocracia. Vamos fazer um grande trabalho de conscientização das pessoas de que o teleférico é um meio de transporte seguro, rápido, ágil e sem custo. Queremos que mais pessoas se cadastrem e mais moradores se beneficiem" – disse o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.
 
Pesquisa realizada pelo Governo do Estado com 500 moradores a respeito do teleférico identificou que 98% dos que já utilizaram o meio de transporte estão satisfeitos com a sua implantação. Os dados revelam ainda que quase metade destes 500 moradores não utiliza o meio de transporte porque tem dificuldade de realizar o cadastro durante a semana. "Soube da gratuidade há pouco tempo e pretendo me cadastrar logo" – afirmou Altamir Machado da Silva, usuário do teleférico nos finais de semana.
 
Morador da comunidade, Francisco Pereira da Silva Neto já garantiu a gratuidade no teleférico para ele e sua família. "Costumo usar o transporte de 15 em 15 dias, quando visito parentes que moram na Zona Sul. Mesmo assim, não quis dispensar o benefício de ter duas passagens gratuitas por dia. Cadastrei meu filho também, que pode ir e voltar da escola de graça" – disse Francisco.
 
A obra do Governo do Estado, feita em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já beneficia em média 10 mil passageiros por dia e tem capacidade para garantir o transporte de 40 mil passageiros diariamente.
O teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar 10 passageiros cada uma, sendo oito sentados e dois em pé. A viagem da estação Bonsucesso, a primeira, à última tem duração de 16 minutos. 
 
Parceria com a França garante investimento em mobilidade urbana
 
Ciceroneados pelo governador Sérgio Cabral, o primeiro-ministro François Fillon e outras autoridades francesas passearam no teleférico do Alemão e puderam conferir a vista do complexo de comunidades no mirante localizado na última parada, a estação Palmeiras.  Entre os convidados estava Henri de Raincourt, ministro responsável pela cooperação do Ministério de Negócios Estrangeiros e Europeus da França, que veio ao Rio para a assinatura nesta sexta-feira (16/12) do protocolo de intenções de cooperação técnica e financeira na área de transportes públicos. A parceria entre o Governo do Rio e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) irá garantir 500 milhões de euros para ações no setor de mobilidade urbana para a Região Metropolitana do Rio.
 
O empréstimo deve ser aprovado no primeiro trimestre de 2012 sendo entregue em duas parcelas de 300 milhões de euros e 200 milhões, respectivamente. "É a primeira vez que a Agência Francesa de Desenvolvimento financia um projeto de 500 milhões de euros no Brasil para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que a população passe menos tempo no transporte. Isso é fruto do saneamento fiscal que fizemos, que permitiu que a missão visse que o Rio respeita o dinheiro público" – afirmou o governador Sérgio Cabral.

Fonte: Governo do Rio