Início Plantão Rio CADEG será Mercado Municipal do Rio de Janeiro

CADEG será Mercado Municipal do Rio de Janeiro

 

O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – CADEG, localizado entre os bairros de Benfica e São Cristovão, ganhará o nome de Mercado Municipal do Rio de Janeiro.  A denominação foi concedida através da aprovação pela Câmara do Rio, em segunda discussão do Projeto de Lei n° 1.160/2011, de autoria do vereador Aloísio Freitas (PSD). A matéria segue para sanção do Prefeito.

 

Com 50 anos de existência, o CADEG é um importante centro de distribuição de produtos agrícolas, fundado  em 1902 durante o governo do ex-prefeito Pereira Passos, que através de licitação pública firmou 50 contratos com a Companhia do Mercado Mundial. Com o passar dos anos houve diversos atritos entre a Companhia e os comerciantes, que resolveram fundar uma associação que os representasse. Em 1962, o CADEG passou a funcionar em seu endereço atual e, hoje, ocupa um espaço com mais de 700 estabelecimentos comerciais.

De acordo com o vereador Aloisío Freitas, reconhecer o CADEG como Mercado Municipal do Rio de Janeiro é correto, uma vez que o Centro de Abastecimento sempre esteve ligado à história da Cidade. “Considero justo que o CADEG retorne ao seu local de criação, fazendo parte do circuito oficial de pontos turísticos da Cidade, e que receba o apoio do Poder Público Municipal na implantação de projetos, principalmente os ligados à cultura, urbanismo, transportes, meio ambiente e turismo”, defende o parlamentar.

 

Fonte: Câmara Municipal