O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Governo, começou, na manhã desta segunda-feira, na Central do Brasil, mais uma ação de conscientização da Operação Lei Seca. Dezesseis cadeirantes, vítimas de acidentes envolvendo direção e álcool, participarão do trabalho, que acontecerá em quatro vagões.
Durante todo o trajeto até a Estação de Engenho de Dentro, os passageiros dos trens receberão panfletos educativos sobre a importância de nunca dirigir depois de beber. Dados do Grupamento de Socorro de Emergência (GSE), do Corpo de Bombeiros, mostram que o número de acidentes de trânsito no Rio de Janeiro caiu 23,6% após o início da Operação Lei Seca: de 1 a 30 de abril de 2009 foram registrados 1.423 acidentes, contra 1.862 no mesmo período de 2008 (antes da Lei Seca).
Desde que foi lançada, no dia 19 de março deste ano, a operação já abordou, em suas ações de fiscalização, mais de 15 mil veículos, multando mais de três mil motoristas e apreendendo quase duas mil carteiras de habilitação. Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes, o objetivo desta ação específica é orientar os usuários dos trens a optarem pelo serviço ferroviário na volta pra casa ao ingerir bebida alcoólica.
– Muitos passageiros têm carro e saem dirigindo com seus familiares e amigos nos fins de semana, por exemplo. Nesta ação, nossa mensagem de conscientização é para esse público. Se beber, volte de trem – diz Carlos Alberto.
Fonte: Correio do Brasil