Foi realizada nesta segunda-feira (14/12) a reunião mensal promovida pelo 31º Conselho Comunitário de Segurança – CCS – no Condomínio Blue House no Recreio dos Bandeirantes, na ocasião o presidente Castrinho ressaltou que o conselho não é um orgão executivo e sim de consultas onde as pessoas podem levar problemas e sugestões que serão levados as autoridades competentes. Castrinho também falou da importância de haver uma reunião com os lideres das associações locais:
– um dos grandes problemas para se resolver determinadas questões é a falta de vontade política de algumas autoridades, é a segunda vez que a subprefeitura não participa da nossa reuinão, nós estamos sendo abandonados, desabafou ele.
Castrinho falou também da dificuldade em instalar uma unidade da PM no Terreirão no Recreio, onde já havia funcionado um batalhão por 17 anos, segundo ele o Deputado Noel de Carvalho é contra o projeto afirmando que o prédio é considerado irregular.
Participou da reunião também o comandante do 31º Batalhão, Adilson Lourinho, que apresentou aos presentes os índices de criminalidade mais recentes da região, segundo ele no último mês foi constato uma diminuição considerável desse índice, sendo que os homicídios foram praticamente zero.
– O 31º Batalhão só perdeu em números de prisões para o 14º Batalhão localizado em Bangu, onde o número de criminalidade é maior que o da Barra, falou ele.
Lourinho ressaltou o seu projeto de haver uma polícia com companhias descentralizadas, uma ficaria ao comando no capitão Hylmar no Recreio dos Bandeirantes, a segunda na Barra da Tijuca sob o comando do capitão Marcos André, e a terceira no Itanhangá (ainda sem prédio):
– Estou querendo muito vê esse esquema de trabalho funcionando, no Itanhangá a nossa maior dificuldade é conseguir o prédio que pertence ao Corpo de Bombeiros, ainda não tivemos essa liberação, comentou Adilson.
O comande também expôs os números da Barra da Tijuca e Recreio seja de moradores locais ou de pessoas que utilizam o bairro para trabalhar ou como forma de lazer:
– A região possui cerca de 280 mil moradores, sendo que cerca de 500 mil pessoas passam pelo bairro durante a semana para trabalhar, estudar etc, e nos finais de semana de sol esse número beira a 1 milhão de pessoas, conseguimos reduzir o roubo de carros para menos de um veículo por dia, os roubos de rua para três por dia, e uma diminuição dos assaltos a coletivos, onde uma viatura com três polícias faz uma operação constante, dois polícias entram nos veículos e o terceiro segue o ônibus, falou Lourinho.
O comandante Adilson Lourinho falou da inciativa de criar uma base da PM onde ficava o antigo Museu do Surfe, onde polícias fariam patrulhamento de bicicletas no calçadão e de patinetes na areia.
Na reunião foi apresentado também os pontos mais preocupantes com relação a roubo de traseuntes e carros, segue abaixo a lista divulgada:
Roubos de Rua Barra:
• Avenida das Américas;
• Av. Armando Lombardi;
• Av. Ministro Ivan Lins;
• Av. Ayrton Senna;
Recreio:
• Av. Das Américas;
• Rua Gilka Machado;
• Av. Lúcio Costa;
• Estrada do Pontal;
Roubo de Veículos na Barra:
• Av. das Américas;
• Av. Lúcio Costa;
• Av. Luiz Carlos Prestes;
• Av. Armando Lombardi;
Recreio:
• Av. das Américas,
• Tranversaris da Rua Genaro de Carvalho;
Os dados acima foram atualizados no dia 01 de dezembro de 2009.
Participou também da reunião o delegado Raphael Willis da 16º DP, ele falou da inciativa de construir na Barra anexada a delegacia mais duas salas onde seriam colocados uma sede do IML e o CCE (órgão técnico de perícias).
Fonte: Joici Souza – Repórter AIB