Início Plantão Brasil Caixa compra participação do Panamericano

Caixa compra participação do Panamericano

A Caixa Econômica Federal, por meio da Caixa Participações S.A. (CAIXAPAR), e o Banco PanAmericano S.A assinaram nesta terça-feira (1º/12) contrato de compra e venda de ações. O valor da operação é de R$ 739,2 milhões e envolve a aquisição da participação acionária representativa de 49% do capital social votante e de 20,69% das ações preferenciais do PanAmericano, o que representa 35,54%, do capital social total do banco. 

Com a negociação, a CAIXAPAR passa a ter participação na governança do PanAmericano, indicando igual número de membros para o Conselho de Administração. A presidência do Conselho será alternada anualmente com indicação da CAIXAPAR e da holding Silvio Santos. A conclusão da operação depende da aprovação do Banco Central. 

A parceria trará benefícios diretos para ambas as instituições e para os clientes, com a oferta de uma maior rede de atendimento e de um portfólio mais amplo de produtos. Foi estabelecido acordo operacional, que prevê a comercialização conjunta de produtos e serviços. 

Para a CAIXA, além de permitir a ampliação da sua atuação no mercado bancário brasileiro, a operação possibilitará maior participação junto ao segmento de baixa renda, focado em pessoa física, no financiamento de veículos e operações de leasing. Destaca-se ainda a importância da enorme capilaridade do Banco PanAmericano e seus nichos de mercado, essenciais para a expansão do crédito nos segmentos de baixa renda. 

Existem também boas oportunidades de negócios na distribuição de produtos como conta corrente, cheque especial, cartões de crédito, sistema de cobrança, entre outros. 

A parceria ampliará, ainda, a atuação da CAIXA no segmento de crédito imobiliário, em que já responde por 74% do mercado, através da oferta desses produtos na base de clientes do PanAmericano. Com custo reduzido e com a otimização da eficiência operacional, a CAIXA atuará na concessão do crédito também na rede do PanAmericano. A iniciativa beneficiará, principalmente, a população de menor renda, que também é foco de atuação do Banco.  

 

Fonte: Caixa