Início Plantão Rio Caixa cultural apresenta peça da obra de Kafka

Caixa cultural apresenta peça da obra de Kafka

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro participa das comemorações dos 10 anos da peça “Primus”, do grupo Boa Companhia, baseada no conto “Comunicado a uma academia”, de Franz Kafka. O espetáculo, dirigido por Verônica Fabrini, ocupa o Teatro de Arena de 23 a 25 de outubro.
 
Na montagem, o macaco Pedro, o Vermelho, narra seu processo de amestramento a uma academia de cientistas desde que perdeu a liberdade da selva até aprender a se comportar como humano e se tornar uma celebridade do show business.

Questões filosóficas relativas à superioridade do ser humano frente à natureza, os limites impostos pela cultura, a necessidade de submissão e conseqüente perda da liberdade para fazer parte do show da “civilização” são alguns dos instigantes questionamentos tratados no espetáculo. Apoiada na fina ironia do autor, utilizando tanto recursos cômicos quanto dramáticos e épicos, “Primus” aborda também a relação entre o artista e a sociedade: a condição do ator como macaco amestrado, e a dificuldade de se manter crítico à realidade e ao mesmo tempo viver da arte, questões primorosamente exploradas por Kafka.
 
A encenação se insere no chamado “teatro físico”, pois a linguagem do grupo é centrada no trabalho corporal. A base gestual foi criada a partir do estudo do movimento de primatas e o trabalho vocal parte da linguagem não articulada, caminhando para a palavra, passando por canções do music-hall e chega à alta codificação do canto lírico. Assim como as canções, a percussão busca ritmos primitivos africanos, é realizada ao vivo e se baseia na livre improvisação ao construir climas sonoros que ora conduzem à cena ora oferecem apenas uma sustentação rítmica.
 
“Primus”, produzida em 1999, é o ponto de partida da Trilogia Kafka. Posteriormente, o conto “Josefina, a Cantora ou O Povo dos Ratos” e “Um Artista da Fome”, também do autor, foram inspiração para a criação das peças “Josefina…” (2001) e “Mister K. e os Artistas da Fome”, respectivamente.

Além do espetáculo, o grupo traz a oficina “Corpografia, Coreografia e Ritmo: processo criativo em teatro”. Ministrada pelo elenco, a oficina abordará a dinâmica de movimentos, locomoção e expressão do protagonista criado por Kafka, a dinâmica da voz em contato com o texto e o canto, dentre outras questões do corpo como elemento primeiro na criação cênica. Por meio da realidade física do corpo em processo de criação, o Boa Companhia abordará os conceitos de corpografia, coreografia e ritmo que balizam o trabalho de pesquisa do grupo.
 
Serviço:
Espetáculo “Primus – 10 Anos”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Data: de 23 a 25 de outubro de 2008          
Horários: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.
Ingressos: entrada franca
Bilheteria: de terça a domingo, de 10 às 20h
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Informações: 2544-4080
www.caixa.gov.br/caixacultural
 
Oficina: “Corpografia, coreografia e ritmo: processo criativo em teatro”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Oficina
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Data: 22, 23 e 24 de outubro
Horários: das 14h às 17h
Inscrições: [email protected]
Informações: (19) 3288-0267
Carga horária total: 09h
Ministrante: elenco do grupo Boa Companhia
Vagas: 20
Idade mínima: 16 anos

 

Fonte: Caixa