Início Plantão Rio Caixa cultural no compasso do jongo contemporâneo

Caixa cultural no compasso do jongo contemporâneo

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, nos dias 19 e 20 de novembro, o show “Jongo Contemporâneo”, baseado no repertório do segundo CD da banda Caixa Preta. Com essa iniciativa, os artistas reafirmam a proposta musical de atualizar e repaginar o Jongo, dando um passo à frente no trabalho pioneiro de Mestre Darcy do Jongo, visionário que trabalhou para perpetuar esse ritmo, ancestral ao samba, modernizando-o e recaracterizando-o, por meio de instrumentação e estética contemporânea.
O Jongo, assim como o Samba e outros ritmos afro-brasileiros, que alcançaram o grande público, reivindica para si um merecido lugar de destaque entre as nossas mais expressivas manifestações culturais e reconquista, assim, sua relevância no cenário musical brasileiro.
A banda Caixa Preta faz do espetáculo uma grande festa, celebrando o momento junto ao público e com a participação de convidados muito especiais e surpresas inusitadas. Todas representativas desse processo, de 12 anos de trabalho ininterrupto, quando o grupo sedimentou sua linguagem e ratificou sua posição de vanguarda, nessa verdadeira cruzada em nome de um “Jongo Contemporâneo”. Entre as músicas que serão apresentadas estão: “Fogueira do Brasil”, “Baile Funk no Terreiro”, “Cidadão Comum”, “Onde Você Pensa Que Vai?”, “Eu Vou Por Aí!”, “Caxanga Rosa”, “Samba da Benção” e ”Indo Embora”.
Além do show, a banda Caixa Preta traz a oficina Jongo Contemporâneo, no dia 16 de novembro, das 18h às 20h, também na CAIXA Cultural. A oficina conta histórias passadas pelo Mestre Darcy do Jongo, da Serrinha aos músicos da banda, passos de dança ensinados por Dona Su, toques com instrumentos tradicionais ao gênero, além de mostrar e ensinar a proposta do Jongo Contemporâneo, executado com instrumentos de escola de samba. Inscrições gratuitas: [email protected].
FICHA TÉCNICA:
Augusto Bapt – Voz e composição
Joe Lima – Baixo 
Kátia Preta Nascimento – Trombone
Robertinho de Paula – Guitarra
Marcos Feijão – Bateria
Regis Gonçalves – Percussão
ARTISTAS CONVIDADOS:
Dona Su
Us Madureira
Claudia Telles
Gabriel Moura
Serviço
Show “Jongo Contemporâneo”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, n. 25, Centro (próximo ao Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Data: 19 e 20 de novembro de 2010 
Horário: 19h30
Horário da Oficina: 18h às 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário da bilheteria: 15h às 20h
Capacidade máxima: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Classificação: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais

Fonte: Caixa