Os clientes da Caixa Econômica Federal já podem aderir ao Débito Direto Autorizado (DDA). O novo serviço bancário possibilitará aos clientes consultar todos os boletos registrados originários de qualquer banco e efetuar o pagamento de seus compromissos no Internet Banking. Os clientes pessoa física e jurídica que possuam conta no banco e que realizam pagamentos pelo Internet Banking podem utilizar o serviço.
“Além de facilitar a administração das contas, o DDA é mais seguro e contribui com a preservação do meio-ambiente”, afirma o Superintendente de Pessoa Jurídica da CAIXA, Dário Araújo.
O sistema contribui ainda para a preservação do meio-ambiente, pois reduz a impressão de papeis. O pagamento virtual irá evitar a derrubada de mais de 374 mil árvores por ano, quantidade necessária para imprimir 2 bilhões de boletos. O serviço irá colaborar, também, para reduzir o gasto de um bilhão de litros de água, bem como 46 milhões de KW/hora.
No site da CAIXA (www.caixa.gov.br), os clientes podem tirar suas dúvidas nas áreas “Você” e “Empresas”. O portal disponibiliza ainda perguntas e respostas sobre o serviço, no link http://www.caixa.gov.br/voce/dda/perguntas_frequentes.asp. Mais informações também podem ser obtidas pela cartilha da FEBRABAN, no link http://www.febraban.org.br/projetodda/dda_cartilhadda.asp.
Como funciona
O cliente pessoa física ou jurídica se cadastra como sacado eletrônico no Internet Banking CAIXA, o que viabilizará o seu acesso, de forma eletrônica, às suas contas emitidas por meio de uma cobrança registrada.
Títulos que podem ser pagos
Pelo novo sistema, títulos como condomínio, cartão de crédito, plano de saúde e escola já podem ser pagos pelo DDA. Tributos públicos e as contas como água, luz e telefone, ainda não estão disponíveis.
Fonte: Caixa