Início Plantão Brasil Caixa lança portal de sustentabilidade na Rio+20

Caixa lança portal de sustentabilidade na Rio+20

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta sexta-feira (22), durante a Conferência Rio+20, o Portal de Sustentabilidade CAIXA. A ferramenta, que pretende dar transparência e visibilidade às ações do banco, referentes ao tema, está disponível ao público pelo endereço: www.caixa.gov.br/sustentabilidade. No evento, o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, apresentou ainda, o Relatório de Sustentabilidade CAIXA 2011.

 

O portal tem o objetivo de dar acesso público às informações relacionadas aos produtos e serviços sustentáveis da CAIXA. Destacam-se, nesse sentido, o Microcrédito Produtivo Orientado – linha de crédito que desempenha importante papel sócio-inclusivo – e o Selo Casa Azul – instrumento de qualificação de projetos de empreendimentos habitacionais dentro de critérios socioambientais. Navegando pelo Portal, o usuário irá conhecer ainda a linha de ação da CAIXA com seus vários públicos: empregados, clientes, fornecedores, comunidades, governo e sociedade.

 

“Ao lançar o novo Portal, a CAIXA reafirma com transparência os avanços atingidos no cumprimento de sua missão, no tocante aos aspectos econômicos e socioambientais, bem como a sua aderência e identidade com temas em discussão na conferência da ONU”, afirmou o presidente da CAIXA, Jorge Hereda.

 

Fundo Socioambiental:

Criado em 2010, o Fundo Socioambiental (FSA) destina até 2% do lucro da CAIXA para o apoio financeiro a projetos e investimentos de caráter socioambiental. O objetivo é consolidar e ampliar a atuação do banco no incentivo a ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Por meio de edital público, o FSA seleciona projetos, que recebem recursos para o aprimoramento de ações aderentes a inclusão social, empoderamento de comunidades em situação de vulnerabilidade social e capacitação profissional, tendo como eixo, a sustentabilidade.

 

O portal também veiculará as ações internas da CAIXA, como o Programa CAIXA de Diversidade, o Programa Adolescente Aprendiz e o Programa CAIXA Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uso ecoeficiente de recursos, Programa Madeira Legal, Construções Sustentáveis, entre outras.

 

Relatório de Sustentabilidade:
Com o objetivo de divulgar um balanço de suas ações, em relação à economia sustentável e à responsabilidade social empresarial, a CAIXA divulga também o Relatório de Sustentabilidade 2011. O documento obteve conceito A+, aferido pela metodologia Global Reporting Initiative (GRI), instituição sediada em Amsterdã, que define diretrizes padronizadas para a elaboração do relatório.

 

O conceito A+, recebido pelo Relatório de Sustentabilidade CAIXA, assegura que a empresa responde a todos os indicadores essenciais da GRI, aplica o teste de materialidade – pesquisa com os seus públicos de relacionamento (clientes, fornecedores, representantes da sociedade civil e empregados) – e ainda disponibiliza o conteúdo do documento para revisão e ateste dos dados por auditores externos.

 

Esses dados e informações são revisados por auditores independentes, o que confere mais legitimidade ao processo, evitando possíveis conflitos de interesse, além de elevar a percepção de transparência e o nível de excelência inerente ao Relatório.

 

Em 2003, a CAIXA publicou a primeira edição anual do Balanço Social e, a partir de 2008, o Relatório de Sustentabilidade tornou-se o principal instrumento de comunicação e gestão, com o objetivo de reunir as informações sobre a atuação socioambiental do banco. De lá pra cá, os processos e métodos vêm sendo aprimorados para que o documento dê, à sociedade, a dimensão do comprometimento da CAIXA como empresa socialmente responsável.

Assessoria de Imprensa da CAIXA