A presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, lança em Massachussets, Estados Unidos, o programa “Remessas de Recursos e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil”. O objetivo é ampliar a utilização do sistema financeiro formal e dar orientação sobre empreendedorismo a mais de 10 mil pessoas, entre emigrantes brasileiros que moram no estado americano e na região de Governador Valadares, em Minas Gerais.
A CAIXA, como parceira do convênio assinado com o Sebrae e com o BID, tem o compromisso de promover a inclusão social, a oferta serviços bancários e crédito adaptados aos emigrantes e receptores de remessa. O banco promove ainda a educação financeira da população de menor renda, para o qual oferece acesso à poupança e ao crédito.
O Sebrae, que vem trabalhando desde 1972 para o desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte, promoverá a capacitação e disseminação do empreendedorismo aos emigrantes brasileiros e seus familiares. A Instituição deverá, ainda, proporcionar um ambiente favorável à sustentabilidade dos pequenos negócios, por meio de ações de educação empreendedora.
O evento contará também com a presença do presidente do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto, de representantes da prefeitura de Boston, do cônsul do Brasil em Boston, Mario Saade, de representantes do Governo de Massachussets, ONGs, associações de apoio a brasileiros, líderes de comunidades de brasileiros e outros formadores de opinião.
Projeto Remessas
A CAIXA oferece aos cidadãos brasileiros residentes no exterior a possibilidade de enviar remessas para o Brasil por meio dos bancos parceiros Millennium bcpbank (EUA), Millennium bcp (Portugal) e Iwata Shinkin Bank (Japão), bancos da rede SWIFT, e em breve disponibilizará outros canais nos EUA.
Fonte: Apoio CEF