A turma de profissionais do Curso de Formação de Mestre Calceteiro, realizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, entra na última semana de aulas com os cinco especialistas portugueses que vieram da Prefeitura de Lisboa, em Portugal.
Nesta terça-feira, dia 23/11, a partir das 10h, eles iniciam aulas práticas no Largo do Machado, na Zona Sul da cidade, para a recuperação do calçamento em pedras portuguesas. Com atuação em duas frentes de trabalho, eles também começam a executar, simultaneamente, um desenho do grafiteiro Marinho _ artista especializado na arte em preto e branco _, que foi criado especialmente para esse curso. O desenho será feito na passagem subterrânea de Botafogo, com saída próxima ao Canecão.
Na quarta-feira, dia 24/11, será realizada a cerimônia de certificação da turma de calceteiros, às 19h, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Na ocasião também será lançado o livro Tapetes de Pedra do projeto Pedras Portuguesas no Mundo. As aulas práticas estendem-se ainda até a próxima sexta-feira.
O Rio de Janeiro possui 1,218 milhões de metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas, que em muitas áreas são tombados e são traços característicos da ambiência do Rio de Janeiro. O objetivo da Prefeitura com esse curso é formar uma nova geração de calceteiros e garantir a qualidade do assentamento de pisos em pedra portuguesa na cidade. Hoje a Prefeitura do Rio tem 80 calceteiros trabalhando na manutenção do calçamento.
A realização do curso foi possível a partir da parceria da Prefeitura com o projeto Pedras Portuguesas no Mundo, de Renata Lima, patrocinado por CEG, Cisa Trading, Banif, Brisa, além da GVT e Bretas.
Fonte: Assessoria