Foi aprovada na Câmara dos vereadores nesta quarta-feira (09/12) o projeto de lei que cria a Taxa de Iluminação Pública de autoria do prefeito Eduardo Paes. Esse projeto foi motivo de protestos por parde de alguns vereadores, entre eles o vereador Carlo Caido que chegou a enviar ao prefeito Eduardo Paes e ao presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe um documento com 5 mil assinaturas contra o projeto, a medida no entanto não foi suficiente para que impedisse a sua aprovação.
De acordo com o texto aprovado, o cariocas teria que pagar uma taxa mensal variável de acordo com o uso de cada morador, esse valor pode chegar a R$ 90,00 que serão cobrados na fatura da Light, caso o cidadão se recuse a pagar poderá ter o seu nome inscrito no SPC.
Para Eduardo Paes a cidade só tem a ganhar com a nova taxa:
– Este projeto foi uma iniciativa da administração passada e vem sendo discutido há muito tempo. A aprovação dele é importante para a cidade. O Rio é uma das poucas capitais do país em que esta taxa de iluminação pública não é cobrada. O projeto do meu antecessor tem o objetivo de reparar esta distorção. Minha intenção é sancioná-lo, falou ele em comunicado à imprensa.
Fonte: Da Redação