A construção da Linha 4 do metrô foi tema de uma grande reunião na Câmara Municipal do Rio na tarde desta quarta-feira (03/06). Mais de vinte vereadores participaram de uma audiência convocada pela presidência da Casa para discutir a venda de 70 terrenos remanescentes da construção da Linha 1 do metrô, cuja verba será destinada à obra que vai levar o metrô até a Barra da Tijuca. Os secretários estadual e municipal de Transportes, Julio Lopes e Alexandre Sansão, participaram dos trabalhos.
Os vereadores se mostraram favoráveis à venda da maior parte dos terrenos e colocaram questões que podem ajudar ainda mais a viabilização do projeto. O vereador Alfredo Sirkis sugeriu que o Governo do Estado elabore um documento, no qual se comprometa a utilizar a renda gerada pela venda dos terrenos especificamente na obra da Linha 4. O vereador Carlos Caiado chegou a sugerir, por ofício, que seja criada uma conta bancária especialmente para os recursos que deverão ser destinados ao empreendimento.
– Podemos dizer que houve um consenso da parte dos vereadores sobre a importância da venda destes terrenos para a ampliação da malha metroviária em nossa cidade. E para que eles tenham conhecimento, na prática, do empenho, da seriedade e da capacidade técnica do Governo do Estado em relação ao projeto, convidei todos os vereadores a uma visita coletiva na obra da estação General Osório, em Ipanema. É o sucesso dessa obra que queremos repetir na ligação para a Barra – contou o secretário Julio Lopes.
A obra da Linha 4, pelo novo traçado, está estimada em R$ 2,8 bilhões. Com a venda dos terrenos, o Governo do Estado calcula arrecadar entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão, quantia suficiente para o início dos trabalhos. O restante dos recursos necessários está sendo negociado com o Governo Federal.
Durante a reunião, o secretário Julio Lopes explicou as diferenças entre o traçado da Linha 4 licitado em 1998 e o novo trajeto. Segundo o secretário, o primeiro roteiro, que sairia de Botafogo, passando por Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, seguindo para a Barra, transportaria 120 mil pessoas por dia. Já o novo itinerário, que partirá de Ipanema, passando pelo Leblon, Gávea, São Conrado, até a Barra, será utilizado por 240 mil pessoas diariamente. O novo traçado, que passou por detalhados estudos técnicos, atingirá a um grande fluxo de demanda turística, com mais estações, e através de um trajeto 2,8 km mais curto.
Na próxima semana, acontecerá uma segunda rodada de discussão sobre a venda dos terrenos. Participarão da audiência, o chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, e o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias.
Fonte: Secretaria Transportes