Início Plantão Rio Câmeras de vídeo e áudio vão monitorar exames práticos de motorista

Câmeras de vídeo e áudio vão monitorar exames práticos de motorista

 

 

A partir desta sexta-feira (18/05), as autoescolas do Estado do Rio de Janeiro têm um prazo de 75 dias para instalar, no interior dos veículos utilizados nos exames de direção, três câmeras de vídeo e áudio para monitoramento, pelo Detran, das provas práticas dos candidatos a motorista.

 

O objetivo, segundo a Portaria Pres-DETRAN nº 4.275, publicada no Diário Oficial “é oferecer segurança ao exame veicular”.

 

– Vamos usar a tecnologia para melhorar a qualidade dos candidatos, observar a atitude de examinadores e examinados, e impedir irregularidades, quando necessário – afirmou o presidente do Departamento, Fernando Avelino.

 

De acordo com a portaria, as autoescolas que não se adequarem ao exigido dentro do prazo de 75 dias “ficarão impedidas de efetuar novas matrículas” de candidatos a motorista.

 

O monitoramento das provas práticas de direção também será obrigatório nos exames de motoristas que estejam requerendo mudança de categoria, por exemplo, para dirigir caminhão, ônibus ou veículos mais pesados.

 

O manual com todas as instruções para a instalação das câmeras nos veículos está disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) e na Rede de Formação de Condutores (Refor), que linca o Departamento às autoescolas.