Início Plantão Rio Caminhoneiros têm até esta quinta (31) para realizar exames de saúde gratuitos...

Caminhoneiros têm até esta quinta (31) para realizar exames de saúde gratuitos na Via Dutra

Acontece nesta quinta-feira (31), o segundo dia de mais uma ação do Programa Estrada para a Saúde, em Resende (RJ). Promovido pela CCR NovaDutra, o evento oferece exames de saúde e serviços gratuitos aos caminhoneiros, das 15h às 21h, no posto Graal Embaixador, localizado no km 299 da Via Dutra, na pista sentido SP.

 

Na ação, o motorista profissional terá a sua disposição uma equipe de médicos, enfermeiros, profissionais e estudantes da área de saúde para realizar exames clínicos. Serão realizados exames de avaliação de risco cardíaco, exame de colesterol, teste de diabetes, teste de visão, aferição de pressão arterial, aconselhamento nutricional, atendimento médico, atendimento odontológico e corte de cabelo.

 

Além dos exames para o motorista, o caminhão também poderá passar por um check up automotivo promovido pela empresa de manutenção preventiva de veículos CAMINHÃO 100% e CARRO 100%, que realiza gratuitamente a verificação do sistema de freios, suspensão, pneus, faróis, além de outros itens de segurança dos caminhões.

 

O Programa Estrada para a Saúde – Criado em 2001 com o objetivo de facilitar o acesso dos caminhoneiros a exames clínicos de saúde, o programa Estrada para a Saúde já beneficiou mais de 25 mil motoristas profissionais que trafegam pela Via Dutra. Somente no ano passado, o Programa contribuiu para a qualidade de vida de mais de 3 mil caminhoneiros. Foram realizadas 12 naquele ano e foram constatados vários fatores que representam alto risco à saúde dos motoristas profissionais como hábitos alimentares impróprios, vida sedentária, stress, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

 

De acordo com médicos do SOS Usuário da CCR NovaDutra que participam do Programa, dos 3.216 motoristas atendidos em 2011, 47% não praticavam nenhuma atividade física, 66% eram hipertensos e 77% estavam acima do peso. Segundo Carla Fornasaro, responsável pela área de Relações Institucionais da CCR NovaDutra, os fatores de risco constatados espelham a rotina dos caminhoneiros.

 

“Eles trabalham muitas horas seguidas, dormem mal, comem alimentos excessivamente gordurosos e não fazem exercícios. É um comportamento de alto risco que aumenta em muito as probabilidades de acidentes cardiovasculares”, explica Carla Fornasaro. “Com as ações do estrada para a Saúde, buscamos contribuir para a reeducação e mudança de hábitos desses profissionais, o que representaria uma grande conquista social, além de colaborar para a redução do risco de acidentes na rodovia”.

Para esta edição do Programa Estrada para a Saúde, a CCR NovaDutra conta com as parcerias do Posto Graal Embaixador, CAMINHÃO 100% e CARRO 100%, Cruz vermelha Brasileira/Barra Mansa, Centro universitário Barra Mansa – UBM, Estácio de Sá – Campus Resende, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida de Resende , Odontomóvel Ford e Polícia Rodoviária federal.

 

Evento: Programa Estrada para Saúde
Local: Posto Graal Embaixador, km 299 da Via Dutra, sentido São Paulo, Resende (RJ).
Data: Quinta-feira (31/05) – segundo e último dia desta ação
Horário: 15h00 às 21h00