Início Destaque Campanha alerta para os perigos do uso de dispositivos eletrônicos no trânsito...

Campanha alerta para os perigos do uso de dispositivos eletrônicos no trânsito na Barra da Tijuca, RJ

Na manhã, de quinta-feira, dia (02/12), a Campanha Desligue o celular, vacilão! Passarelas e cruzamentos da Barra da Tijuca foram cobertos por placas e faixas alertando do perigo de dirigir e falar ao celular.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil, no ano passado, são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas. Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), apontou que o uso de celular na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Buscando reduzir cada vez mais as estatísticas.

Com o nome ‘Desligue o celular, vacilão!’, o idealizador do Portal e da Campanha, Júlio Paiva Neto, espera conscientizar aqueles que ainda fazem uso dos dispositivos eletrônicos em pleno trânsito do Rio de Janeiro.

“O que me motivou a criar essa campanha foi um acidente que presenciei em São Conrado. Na ocasião, um motorista, que estava ao celular, bateu em um motociclista que, infelizmente, mesmo após o socorro, foi a óbito. Infelizmente essa prática ficou comum e precisamos fazer algo.

Julio não descarta novas ações em outros pontos do Rio de Janeiro. Mostramos um pouco da importância de respeitar o próximo e a legislação, diz ele. E por falar em Lei, para quem não sabe, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 252, alterado pela Lei 13.281/2006, dirigir segurando ou manuseando celular é uma infração de natureza gravíssima e a penalidade é a multa de R$ 293,47.

Além da multa, o motorista penalizado terá 7 pontos gerados na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foto: Divulgação