Início Plantão Rio Campanha “Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia” distribui 3 milhões...

Campanha “Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia” distribui 3 milhões de preservativos no carnaval

Corte Gay do Carnaval 2012 e Desiree Oliveira

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) já está preparada para atuar na prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) neste carnaval. Na campanha “Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia” serão distribuídos 3 milhões de preservativos em todo o estado. Além das camisinhas, serão entregues aos foliões 330 mil ventarolas, 55 mil porta-camisinhas e 160 mil folhetos com informações sobre as DST/Aids e formas de preveni-las.

Na capital, o material preparado pela Gerência de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES/RJ será entregue nos locais de maior presença de foliões: as arquibancadas e concentração do Sambódromo e em cinco desfiles de blocos de rua (Vestiu uma Camisinha listrada e saiu por aí, Banda de Ipanema, Bloco das Quengas, Afroreggae e Monobloco).

Preocupação com os jovens – As ações da SES fazem parte da Campanha Nacional do Carnaval, do Ministério da Saúde, que pretende estimular também a realização do diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, além do uso do preservativos. O objetivo é incentivar comportamentos sexuais seguros em toda a população, mas especialmente entre os mais jovens, que são o principal foco da campanha. Entre eles, os jovens homossexuais. Segundo boletim do Ministério da Saúde, foi constatado um aumento de 10,1% de casos neste grupo específico entre 1998 e 2010.

 

A escolha desse segmento também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Os jovens, em geral, se expõem mais aos riscos de infecção por doenças sexualmente transmissíveis do que os não-jovens além de terem mais parceiros casuais. Apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo vírus HIV, 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais.

 

SERVIÇO:
17/02, Sexta-feira:
Das 19h às 22h – Vestiu uma camisinha listrada e saiu por aí – Candelária/Cinelândia
18/02, Sábado:
Das 17h às 21h – Banda de Ipanema – Praia de Ipanema
20/02, Segunda-feira:
Das 14h às 18h – Afroreggae – Praia de Ipanema
21/02, Terça-feira:
Das 17h às 21h – Banda de Ipanema – Praia de Ipanema
Das 18h às 20h – Bloco das Quengas – Rua Washington Luiz/Praça da Cruz Vermelha
26/02, Domingo:
Das 9h às 13h – Monobloco – Candelária/Cinelândia

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado de Saúde